terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Com vcs o Especial de Final de Ano do Ovoverso



Os Melhores Quadrinhos da DC Comics Que Li em 2015


Os quadrinhos mais DCentes que li neste ano estão aqui. A Distinta Concorrência tem tantos selos que fica impossível não tirar algum que pertença à Vertigo, à ABC ou à WildStorm. Mas tem lugar para o Superman e o Batman, como você vai ver a seguir.
DC2animal
O Mundo Animal tem uns bicho interessante…
HOMEM-ANIMAL: O EVANGELHO DO COIOTE, DE GRANT MORRISON, CHAZ TRUOG, DOUG HAZLEWOOD E TOM GRUMMETT
É só o começo! Só o começo! Em seu prefácio dessa edição Grant Morrison diz que fez parte da Invasão inglesa nos quadrinhos americanos na década 80. Mas ele queria uma pegada diferente para as suas histórias e ele descobriu qual seria o caminho para a série contínua de Homem-Animal (que era para ser uma minissérie) na edição 5 com a história O Evangelho do Coiote. A partir dela, uma história que ele achava complexa e impenetrável é que ele encontrou a ressonância para fazer mais histórias desse tipo que muitos amam e outros muitos odeiam. Mas que bom que ela existiu, assim temos alguém que pode criticar esse lado sombrio e mal interpretados dos super-heróis. E sim, Homem-Animal é leitura obrigatória.

StormWatch Volume Um, de Warren Ellis e Tom Raney. (2015, Panini Comics, 164 Páginas, R$22,90, Tradução de Paulo H. Cecconi)
StormWatch Volume Um, de Warren Ellis e Tom Raney. (2015, Panini Comics, 164 Páginas, R$22,90, Tradução de Paulo H. Cecconi)
STORMWATCH, DE WARREN ELLIS, TOM RANEY, MICHAEL RYAN, PETE WOODS E BRIAN HYTCH
Outro cara que faz parte da Invasão Inglesa, mas que veio mais tarde, lá pelos anos 90, foi Warren Ellis. Ele começou devagar, ainda na divisão UK da Marvel com alguns personagens classe C como Druida e Elza Bloodstone, mas logo se viu em títulos como Excalibur e Thor. E chamou a tenção de Jim Lee que precisava dar um caminho novo para sua equipe, a principal do universo WildStorm, o StormWatch. Seguindo nesse caminho, o título dos heróis vigilantes da tempestade desembocou em uma nova pegada nos super-heróis que foi o The Authority: heróis porra-loucas e que defendiam o mundo custe o que custasse. Isso transformou Authority num sucesso e num marco da história dos quadrinhos de super-heróis. Para ler mais sobre o StormWatch e uma resenha completa do primeiro volume, clique neste link.


DC2autority
Tenho problemas com Autoridades…
THE AUTHORITY: TRANSFERÊNCIA DE PODER, DE MARK MILLAR, TOM PEYER, ARTHUR ADAMS, FRANK QUITELY, DUSTIN N’GIYEN E PHIL JIMENEZ
O ano era 2001, as torres gêmeas haviam sido derrubadas e os quadrinhos de super-heróis, principalmente os mais radicais como The Authority estavam sem rumo. Na época quem escrevia as histórias eram os escoceses Mark Millar e Frank Quitely. Era uma história em que as maiores potências do mundo, o G-7 faziam milhares de atrocidades com os países do terceiro mundo (que novidade, hein?) e o The Authority vinha impedí-los. Porém, arquitetando um plano maligno (que esses poderes executivos chamariam de danos colaterais), o G-7 dá um jeito de incapacitar o The Autority e colocar uma nova equipe no seu lugar, cada membro vindo de uma das sete potências do grupo. Daí tudo embola com o 11 de setembro, Mark Millar fica receoso e Tom Peyer o substitui por uns números. Mas o resultado é sensacional. Talvez a melhor HQ de todas do The Authority e a última de uma era.

DC2monstro
O Culto Oculto
MONSTRO DO PÂNTANO, DE CHARLES SOULE, KANO E JESUS SAÍZ
Charles Soule tem se provado um roteirista competentíssimo. Mas não apenas isso, ele é um dos caras que mais trabalhou em diversos títulos em pouco tempo. Senão, vejamos: Lanternas Vermelhos, Monstro do Pântano, Inumanos, Demolidor, Thunderbolts e estamos falando de um espaço de 3 anos! Nesse tempo ele assinou um contrato de exclusividade com a Marvel, deixando a DC. Ele ficou apenas cuidando do título de Alec Holland, o Monstro do Pântano. Nesse título ele fez uma bela continuidade ao trabalho de Soctt Snyder, que veio antes dele nos Novos 52. Mas arrisco a dizer que Soule fez um trabvalho ainda mais completo na mitologia do nosso amigo Monstro, indo além de seus conflitos com Arcane e o romance com Abby Cable. Procure pelos quatro volumes desta fase que a Panini publicou. O último deve estar chegando nas bancas. É muito bom!

DC2tomorrow
Hasta Mañana, always be mine. Viva Forever, I’ll be waiting…
TOMORROW STORIES, DE ALAN MOORE E KEVIN NOLAN, RICK VEITCH, JIM BAIKE, MELINDA GEBBIE E HILARY BARTA
São seis edições da edição original americana, publicadas aqui no Brasil pela falecida Pandora Books. Nelas, Alan Moore traz personagens inesperados lidando com fatos também inesperados. Por exemplo Jack B. Quick, com quem Alan More faz pareceria com Kevin Nolan. Jack é o menino-gênio que inventa gatos voadores passando manteiga em suas costas, pois gatos sempre caem em pé e pães com manteiga, sempre com a manteiga para baixo, com Kevin Nolan. Com sua mulher, Melinda Gebbie, Moore faz a mais experimental das seções da revista com a investigadora lésbica Cobweb. Com Rick Veitch temos uma homenagem ao Spirit de Will Eisner em Greyshirt. Ao lado de Jim Baike temos o hilário e cheio de paródias ao estilod e vida americano, os patrióticos First American e U.S.Angel. Por fim, ao lado de Hilary Barta, saiu Splash (!!!) Brannigan, o pote de nanquim vivo!

DC2piores
Sempre existe alguém que está pior que você!
SUPER-HOMEM E BATMAN: OS PIORES DO MUNDO, DE EVAN DORKIN, BRIAN BOLLAND E VÁRIOS ARTISTAS
Batmirim e Sr. Mxyptlk estão querendo sacanear de novo o Batman e o Super-Homem, mas de repente se veem numa briga épica de poderes mágicos que pode colocar o mundo e a realidade em risco. Então eles vão fazer de tudo para provar que Batman e/ou o Superman são os melhores naquilo que fazem e o que fazem é muito divertido. Escrito pelo roteirista da MAD Evan Dorkin e desenhado por vários desenhistas de vários estilos, incluindo o mega-blaster desenhista Brian Bolland. Essa HQ é tão hilária quanto as coletâneas Bizarro Comics. Imperdível!

Os personagens da Charlton em Pax Americana
Os personagens da Charlton em Pax Americana
MULTIVERSIDADE: PAX AMERICANA, DE GRANT MORRISON E FRANK QUITELY
Seria Pax Ameicana uma forma de Morrison homenagear o Watchmen de Alan Moore ou uma forma dele mostrar, olha aqui seu barbudo, é assim que se faz direito! Seja um ou seja outro, o resultado é muito legal, bonito e bem engendrado e ainda cabe dentro do que Morrison se propôs para Multiversidade. Se você quiser uma análise mais completa dessa história, pode clicar nesse link.


DC Comics Coleção de Graphic Novels Eaglemoss
DC Comics Coleção de Graphic Novels Eaglemoss
SUPERMAN: O ÚLTIMO FILHO, DE RICHARD DONNER, GEOFF JOHNS E ADAM KUBERT
Pegar o diretor de Superman: O Filme e juntá-lo com o seu ex-assistente que simplesmente AMA a DC Comics em todos os sentidos foi uma sacada de gênio, até para poder chacoalhar mais o universo do Superman, que sempre está precisando de uma chacoalhada – mas que nem sempre acaba dando certo. O mote era: “E se o Superman tivesse um filho? Como isso seria? Como se daria? O filho seria mesmo de Superman? Ele seria kryptoniano também?” Todas essas perguntas são respondidas nesta edição que conta com a bela arte noventista de Adam Kubert – reparem que isso é um elogio! Uma ótima edição que faz parte da Coleção de Graphic Novels DC Comics da Eaglemoss. Para ler mais e refletir sobre essa história, por favor, clique neste link.


images.livrariasaraiva.com.brBATMAN & ROBIN: NASCIDO PARA MATAR, DE PETER J. TOMASI E PATRICK GLEASON
Peter J. Tomasi sempre foi um editor de publicações da DC Comics, porém lá pelos anos 2000, ele resolveu escrever também. Seu primeiro trabalho de destaque foi A Tropa dos Lanternas Verdes, em que escreveu a fase da Guerra dos Anéis, em diante. Foi lá que ele fez uma parceria sólida com o desenhista Patrick Gleason. Com a chegada dos Novos 52, a dupla foi encarregada do título Batman & Robin, um dos melhores da iniciativa. Além de trazer histórias ternas de pais e filhos (da maneira que Bruce e Damian possam permitir), também tem muita ação e suspense nas histórias, o que faz você ler o encadernadão de mais de 300 páginas disparando por suas folhas. Uma ótima leitura.

DC2flash
FLASH: SEGUINDO EM FRENTE, DE BRIAN BUCCELLATTO E FRANCIS MANAPUL
Não tem como ficar indiferente à arte em conjunto de Brian Bucellato e Francis Manapul. Desde que se juntaram pela primeira vez na lindas histórias do Superboy em Adventure Comics foi um deleite para os fãs. Além disso havia o roteiro bem trabalhado de Geoff Johns para dar apoio. Então eles foram para a série do Flash, pré-Flashpoint e elevaram ainda mais o nível a sua narrativa. Lembrando que as cores de Brian além de servirem para a narrativa o tornam um dos melhores profissionais da área. Então, nos Novos 52, eles assumiram toda a série do Flash, inclusive o roteiro. E o resultado foi fantástico, trabalhando layouts e imagens com maestria. Um belo encadernado que nos deixa a esperar pela continuação!


É isso aí, espero que tenham gostado da nata da DC para esse ano. E em breve, viemos com os melhores da Marvel! Fique ligado! Abraços!

F.D.P. e a Morte do Homem-Extraordinário Páginas 7 e 8


 
 
 
 
 
 
Rate This
Detalhe - FDP 03 (Por Leo Santana e E.Thomaz) Pag 08 - 02
Detalhe – FDP 03 (Por Leo Santana e E.Thomaz) Pag 08
O F.D.P. nos revela a origem do Homem-extraordinário e fala um pouco de suas teorias que envolve Nietsche e a chegada dos super-homens. Destaque para a aparição de 5 grandes super-heróis dos quadrinhos nacionais: Velta, Raio Negro, Cometa, Mulher-Estupenda e Sideralman.
Com roteiro meu e arte de E.Thomaz,  esta hq é atualizada semanalmente e para lê-la, cliqueaqui.
Toda hq do F.D.P. tem uma trilha sonora sugerida e a desta é Adágio em G menor de Tomaso Albinoni. Para ouvir a música, clique aqui.
Por favor deixem seus comentários. Eles são muito importantes para mim.

Morre Lemmy do Motorhead - RIP


Ceroni Cunha compartilhou a publicação de Denilson Reis.
9 min
Denilson Reis
53 min
Prezados Amigos!
Hoje recebo a notícia do falecimento de Lemmy do Motorhead. Este ano tive a oportunidade de levar meu filho Henrique (projeto de roqueiro) ao Monster Tour e comentei que ele iria ver algumas lendas do rock, entre elas o Lemmy. Deixo o link de meu artigo sobre o evento como uma homenagem a esta lenda do rock!!!

Domingo de Emoção: Lance de Craque e D'ale 10 !







Lance de Craque 2015 / Globo Esporte RS




Preços:
Assento VIP: R$ 60,00
Cadeira Inferior Livre: R$ 40,00
Cadeira Superior Livre: R$ 20,00
Perpétua: R$ 60,00 c/ desconto R$ 30,00


Para Retirada e compra de ingresso no Gigantinho
Sáb 26/12 das 10h às 18h
Dom 27/12 a partir de 10h

O próximo domingo reserva emoções, talento e solidariedade de sobra para os apaixonados por futebol em Porto Alegre. A partir das 17h, o Beira-Rio recebe a 2ª edição do Lance de Craque, jogo beneficente promovido por D'Alessandro. E o gringo usa de seu cartaz para, além de fazer o bem às instituições escolhidas, reunir uma constelação de craques na capital gaúcha. Entre gremistas e colorados e atrações como Ayala, Heinze e Aimar, o Globoesporte.com lista abaixo as estrelas confirmadas na partida, além do trio de técnicos de peso: Dunga, Falcão e Felipão.


A renda da partida será destinada a cinco instituições: Instituto Amigos de Lucas, Centro de Reabilitação de Porto Alegre, Pequena Casa da Criança, Centro de Promoção da Infância e da Juventude e Casa da Juventude, de Canoas. Além destas, um hospital, uma ONG que cuida de animais e uma escola de Porto Alegre, a ser definida pela Prefeitura, serão agraciados.


> Confira abaixo os confirmados na 2ª edição do Lance de Craque:


GOLEIROS







Danrlei
Ídolo do Grêmio multicampeão pelo clube nos anos 90, com direito a Libertadores, Brasileirão e tri da Copa do Brasil , Danrlei pendurou as as luvas em 2009, pelo Brasil de Pelotas. É deputado federal. Mesmo escalado no gol, quer se arriscar na linha, como zagueiro.









Sergio Goycochea
Tem uma passagem pelo Inter nos anos 90 e marcou época como grande pegador de pênaltis. Pela seleção argentina, foi vice-campeão na Copa de 1990. Foi com a camisa do River Plate, porém, que brilhou, com o título do Mundial de Clubes e um bicampeonato da Libertadores.









Marcelo Grohe
O Lance de Craque terá goleiro de Seleção. Revelado pelo Grêmio em 2005, nunca deixou o clube e é, hoje, titular absoluto no Tricolor, mesmo que tenha ficado fora da última convocação de Dunga.


LATERAIS





Ceará
É presença viva na memória dos colorados por ter marcado com maestria Ronaldinho na final do Mundial de 2006, contra o Barcelona. Após conquistar o Mundial, Ceará se transferiu ao PSG da Europa. Em 2015, defendeu o Cruzeiro e é reforço do Coritiba para 2016.









Darío Rodríguez
Lateral-esquerdo, permaneceu no Peñarol por três temporadas, período em que foi tricampeão uruguaio e vice da Libertadores. Em 2002, disputou a Copa do Mundo. Na Europa,defendeu por seis anos o Schalke 04, da Alemanha. Está aposentado, aos 41 anos.









Kleber
Com passagens pela Seleção, Kleber foi campeão da Libertadores de 2010 e da Recopa de 2011 pelo Inter, além de ter sido tetracampeão gaúcho. Também tem história vitoriosa pelo Santos e pelo Corinthians, com direito a título do Mundial de 2000 e bi do Brasileirão.









Nei
Lateral-direito, defendeu o Inter por três temporadas e foi campeão da Libertadores de 2010, da Recopa de 2011 e bicampeão do Campeonato Gaúcho. Hoje aos 30 anos, defendeu o Vasco nos últimos dois anos de sua carreira.









Sorín
Ídolo da torcida do Cruzeiro, Sorín é um dos maiores laterais da história do futebol argentino. Não à toa, foi capitão de sua seleção na Copa de 2006. Tem ainda passagens por Argentinos Juniors e por gigantes da Europa, como Juventus, Barcelona e PSG.









Vangioni
Revelado pelo Newell's Old Boys, em que permaneceu por sete temporadas, se transferiu ao River Plate em 2013. Pelo clube de Buenos Aires, foi campeão da Copa Sul-Americana, da Recopa, da Copa Suruga e, mais recentemente da Libertadores de 215.









Wendell
Lateral-esquerdo, despontou no Grêmio em 2014, após ser contratado do Londrina, do Paraná, no ano anterior. Após deslanchar no primeiro semestre, na Copa Libertadores, acabou vendido ao Bayer Leverkusen, atual clube. Chegou a despertar o interesse do Real Madrid.









William
Revelado pelo clube gaúcho, William despontou pelo Inter em 2015 a partir das oportunidades que ganhou com Diego Aguirre no começo do ano, no Gauchão. Se firmou e é titular absoluto da lateral direita colorada.


ZAGUEIROS







Argel
Ex-zagueiro revelado pelo Inter, o comandante colorado recordará os tempos de atleta a convite de D'Alessandro. Como jogador, Argel defendeu ainda o Porto e o Benfica, com direito a cinco títulos nacionais em Portugal.









Ayala
Aposentado aos 42 anos, Ayala disputou duas três Copas do Mundo e duas edições dos Jogos Olímpicos pela Argentina. Formado pelo Ferro Carril, jogou cinco anos na Itália e mais 10 anos na Espanha. Pelo Valência, foram sete temporadas e dois títulos nacionais.









Bolívar
Bicampeão da Libertadores pelo Inter, com direito a posto de capitão em 2010, e campeão da Sul-Americana, em 2008, Bolívar defendeu a Portuguesa na Série C em 2015. Ídolo da torcida colorada, tem ainda passagem pelo Mônaco, da França, por três temporadas.









Heinze
Hoje treinador, Heinze tem currículo de peso como zagueiro, com direito a passagens por gigantes da Europa como o Real Madrid e o Manchester United. Pela seleção argentina, disputou duas Copas.











Índio
Ídolo da torcida colorada, Índio permaneceu no Inter por 10 temporadas, entre 2005 e 2014. Assim, participou de todas as principais conquistas internacionais do clube, até encerrar a carreira ao final do ano passado.











Leonardo Silva
Líder no elenco do Atlético-MG em que está desde 2011, Leonardo Silva é tricampeão mineiro, campeão da Copa do Brasil, da Libertadores e da Recopa Sul-Americana pelo Galo. Antes, defendeu o Cruzeiro por duas temporadas.









Márcio Chagas
Comentarista de arbitragem da RBS TV, Márcio Chagas é ex-árbitro. Pendurou o apito após ter sido vítima de racismo no Gauchão de 2014. Em 2014, foi o responsável por comandar o Lance de Craque e chegou a bater pênalti a convite de D'Ale.









Paolo Montero
Brilhou no Juventus da Itália ao lado de Zidane, Del Piero, Inzaghi, Davids e Nedved como xerifão na zaga. Na Velha Senhora, foi tetracampeão italiano e campeão do Mundial de clubes. Ainda em solo italiano, defendeu o Atalanta.


VOLANTE







Lucho González
Aos 34 anos, defende o River Plate e coleciona, ao todo, 24 títulos em sua carreira, com direito ao ouro olímpico pela Argentina. Tem ainda passagens pelo Porto e Olympique de Marselha, na Europa, com seis títulos nacionais em Portugal.









Magrão
ídolo do Palmeiras, defendeu o Inter em 2008, quando foi campeão da Copa Sul-Americana. No início do ano, anunciou a aposentadoria do futebol, após ser flagrado no antidoping pelo uso de um medicamento decorrente de um câncer no testículo. É empresário.















Ponzio
Defende o River Plate, em sua segunda passagem pelo clube, desde 2012. Também vestiu as camisas de Newell’s Old Boys e do Zaragoza, da Espanha. Pelos Millionários, foi campeão da segunda divisão da elite argentina, além de Libertadores, Recopa e Copa Sul-Americana.









Rodrigo Dourado
Fruto das categorias de base do Inter, Rodrigo Dourado despontou em 2015, sob o comando de Diego Aguirre, ainda no Gauchão, e cavocou de vez sua titularidade no Colorado. Encerrou o ano em alta, como um dos principais atletas da equipe de Argel.









Zé Elias
Nos anos 90, foi bem no Corinthians, após estrear com apenas 16 anos no time principal. Também colecionou passagens por Bayer Leverkusen, Inter de Milão, Bologna, Genoa e Olympiakos. Hoje, é comentarista esportivo.




MEIAS







Aimar
Ídolo de Lionel Messi, o meia argentino se aposentou recentemente do futebol. Após defender o River Plate por sete temporadas viveu grandes momentos nos espanhóis Valencia e Zaragoza, e no Benfica, de Portugal. Pela seleção, disputou 79 jogos e duas Copas do Mundo.









Anderson
Herói gremista na Batalha dos Aflitos, Anderson atuou por 10 temporadas na Europa, no Porto e no Manchester United, pelo qual foi multicampeão, com títulos do Inglês, da Liga dos Campeões e do Mundial de clubes. No início do ano, foi contratado pelo Inter.









D'Alessandro
Anfitrião da festa deste domingo, D'Alessandro é capitão e principal referência do Inter de Argel. No clube desde 2008, é ídolo da torcida, após ser campeão da Libertadores, da Sul-Americana e de outros seis títulos do Gauchão.









Jadson
Um dos principais nomes do Corinthians na conquista do Brasileirão de 2015, Jadson se transferiu ao Tianjin Quanjian recentemente. Coleciona ainda, passagens por São Paulo, Shakhtar e pela Seleção.











Ruben Paz
Foi um dos melhores meias do mundo nos anos 80, quando defendeu o Inter, entre 1982 e 1986, quando foi tricampeão gaúcho. Ídolo de D'Ale, também marcou época no Peñarol e no Racing, da Argentina.











Toni Pacheco
Tem ao todo quatro passagens,16 temporadas e oito títulos nacionais pelo Peñarol. Com 139 gols, entrou para a história como 4º maior goleador do Campeonato Uruguaio. Na Europa, passou por Inter de Milão, Espanyol e Albacete (ESP).




ATACANTES







Iarley
Jogador histórico do Inter por ter dado o passe para Adriano Gabiru anotar o gol do título do Mundial de 2006. Também é ídolo no Ceará e coleciona passagens pelo Boca Juniors, em que foi campeão Mundial, e pelo Corinthians. Hoje é comentarista esportivo.









Leandrão
Iniciou a carreira no Inter, com um total de três passagens pelo clube. Em 2015, fez grande ano pelo Brasil de Pelotas, sendo o artilheiro do time na Série C e acabou deixando o Xavante para defender o Vasco. Não conseguiu, porém, evitar o rebaixamento do Cruz-Maltino.









Leandro Damião
Em meio a imbróglio na justiça e com acerto salarial com o Inter, Leandro Damião defendeu o Cruzeiro em 2015. Foi revelado pelo Colorado, em 2010, quando participou da campanha do Bicampeonato da América. Em 2011, brilhou no clube, com 40 gols na temporada.









Palermo
Atuou 12 anos pelo Boca Juniors e é o maior artilheiro da história do clube, com 236 gols. Em La Bombonera, conquistou seis títulos nacionais, foi bicampeão da Libertadores, bicampeão da Copa Sul-Americana, bi da Recopa e campeão do Mundial em 2000. É treinador.









Recoba
Um dos maiores atacantes da história do Uruguai, Recoba foi revelado pelo Danúbio e deslanchou na carreira pelo Nacional, nos anos 90. Com passagens pelo Inter de Milão e pela seleção uruguaia, que defendeu na Copa de 2002, encerrou a carreira em 2015.









Rentería
Virou ídolo da torcida colorada por sua participação na Libertadores de 2016. O colombiano já vestiu a camisa de 11 clubes em cinco países diferentes. No Brasil, atuou ainda por Atlético-MG e Santos. Atualmente, defende o La Equidad, da Colômbia.









Sandro Sotilli
É nome emblemático do futebol gaúcho. Hoje aposentado, após 20 anos de carreira, com boa parte no Rio Grande do Sul, é o maior artilheiro do Gauchão, com 111 gols. Pendurou as chuteiras em 2014, com 500 tentos anotados.









Taison
Revelado pelo Inter, Taison participou das conquistas da Sul-Americana, em 2008, e da Libertadores, em 2010, quando se transferiu ao Metalist, da Ucrânia. Hoje, defende o Shakhtar Donetsk.


TÉCNICOS







Dunga
Volante revelado pelo Inter, Dunga se eternizou no futebol nacional como capitão do Tetra, em 1994. Aposentado, engatou carreira de treinador, ao assumir a Seleção na Copa de 2010. Também comandou o Colorado, em 2013. Está em sua segunda passagem como técnico da Seleção.









Falcão
Ídolo colorado tricampeão brasileiro nos anos 70 e Rei de Roma como volante, Falcão é treinador e comanda atualmente o Sport. Como técnico, tem passagens pela Seleção, pelo Colorado, em que foi campeão gaúcho em 2011, e pelo Bahia.









Felipão
Treinador do Penta, Felipão comanda atualmente o Guangzhou Evergrande, da China. Multicampeão pelo Grêmio e pelo Palmeiras nos anos 90, é ídolo dos dois clubes. Também tem passagem pela seleção de Portugal e pelo Chelsea e ficou marcado pelo 7 a 1 sofrido para a Alemanha, na Copa de 2014

Fonte: http://blogandresdalessandro.blogspot.com.br/2015/12/domingo-de-emocao-lance-de-craque-e.html

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10