quinta-feira, 27 de março de 2014

Xavante é roubado na Arena

GRÊMIO VENCE POR 2 a 1, ELIMINA O BRASIL E SE GARANTE NA FINAL DO GAUCHÃO

DA ZH
Luís Henrique Benfica

Com gols de Dudu e Luan, time de Enderson Moreira segue para a decisão; Gustavo Papa descontou

Grêmio e Brasil-PEL se enfrentaram pela semifinal do campeonato gaúcho 2014
Foto: Jefferson Botega/Agencia RBS
Três anos depois, o Grêmio volta a disputar uma final de Gauchão. Na noite desta quarta-feira, na Arena, despachou o Brasil-Pel por 2 a 1, numa das semifinais. Dudu e Luan, com um gol em cada tempo da partida, construíram a vitória, que consolida o bom momento da equipe do técnico Enderson Moreira. Campeão pela últma vez em 2010, ainda no Olímpico, o Grêmio perdeu o título para o Inter em 2011 e ficou fora das decisões de 2012 e 2013. Agora, tem a chance de dar uma nova volta olímpica.

O jogo teve um inesperado início. Armado com três volantes, o Brasil surpreendeu o Grêmio com uma solidez de marcação poucas vezes vista na ainda breve história da Arena. Não bastasse isso, ainda ousou com estocadas rápidas no ataque, explorando a velocidade de Alex Amado.

Com chutes de Cleiton e Tulio Souza, duas vezes, o Brasil foi o único time a chutar até metade da primeira etapa. Quando percebia que a partida poderia escapar de seu controle, a equipe abusava da rispidez. Como nas entradas duras de Cleiton e Leandro Leite sobre Dudu, que provocaram a revolta de Rhodolfo e Barcos. Nas duas vezes, foi necessária a interferência do árbitro Fabrício Corrêa para evitar uma briga. Depois disso, cada dividida de bola gerava bate-boca entre os jogadores.

O Grêmio só foi concluir pela primeira vez por Luan, a 27 minutos, mas a bola passou longe. Era visível, contudo, o seu crescimento em campo. Aos 35, Ramiro quase marcou, em chute da entrada da área, defendido a custo po Luiz Müller. Passaram-se somente três minutos até que Dudu, lançado por Luan, chutou cruzado, a bola desviou em Fernando Cardozo e traiu o goleiro. Na súmula, o gol foi creditado ao atacante gremista. 

No segundo tempo, não houve tempo para catimba. Riveros, lançado dentro da área, dominou no peito, com estilo, e quase fez o segundo. Um erro da arbitrgem, a quatro minutos, permitiu que o Grêmio ampliasse. Wender tentou rebater, a bola foi desviada com os braços por Luan, que seguiu a corrida, driblou Luis Müller e fez 2 a 0. 

Com exceção do chute de Leandro Leite, a 12 minutos, em que a bola desviou na cabeça e quase enganou Marcelo Grohe, nada mais seria motivo de preocupação para o Grêmio nos minutos seguintes. Tanto que a equipe se permitiu trocar passes de um lado a outro, provocando gritos de olé em todos os setores da Arena.

Pouco depois de Edinho quase fazer o terceiro, em chute de longa distância, Enderson Moreira trocou Riveros por Alán Ruiz para aumentar o controle técnico do jogo. E o argentino, de novo, encantou com seus dribles, um deles uma meia-lua em Forster que encantou a torcida.

É possível que tenha havido uma certa descontração do Grêmio nos minutos finais. A 33 minutos, Gustavo Papa assustou com uma bicicleta. Aos 40, o veterano centroavante não perdoou e marcou de cabeça, em vacilo de Rhodolfo.

GAUCHÃO, SEMIFINAL -  26/3/2014

GRÊMIO: 2
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros (Alán Ruiz, 20'/2°), Luan (Geromel, 46'/2º) e Dudu (Yuri Mamute, 33'/2º); Barcos
Técnico: Enderson Moreira

BRASIL: 1Luiz Müller; Wender, Ricardo Schneider, Fernando Cardozo e Rafael Forster (Raulen, 26'/2º); Leandro Leite, Márcio Hahn, Túlio Souza (Gustavo Papa, 6'/2º) e Washington; Cleiton e Alex Amado (Nena, 31'/2º)
Técnico: Rogério Zimmermann

Gols: Dudu (G), a 38 minutos do primeiro tempo e e Luan (G), a 4 e Gustavo Papa (B), a 40 do segundo.

Cartões amarelos: Wender, Márcio Hahn, Leandro Leite, Cleiton (B), Barcos, Wendell, Pará (G)
Arbitragem: Fabrício Corrêa
Auxiliares: José Javel Silveira e José Eduardo Calza.

Renda: R$ 705.560,00
Público: 22.250 (20.841 pagantes)
Local: Arena do Grêmio
 
 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Xavante detona o anilado!! Te cuida Gremio!!!!!!!!!!!!!

BRASIL FAZ 2 a 0 E AVANÇA À SEMI-FINAL

Do Diário Popular
Por: Carolina Marasco
Rafael Foster comemora o gol (Foto: Paulo Rossi - DP)
No ano em que comemorou a volta para elite gaúcho, o Brasil ainda tem mais motivos para comemoração: o Xavante está na semifinal do Campeonato Gaúcho. O Brasil venceu o Novo Hamburgo por 2 a 0 na partida disputada neste sábado (22). Agora, o rubro-negro espera o resultado da partida entre Grêmio e Juventude, disputada no domingo (23), na Arena, para conhecer o seu próximo adversário. Com a vitória, o rubro-negro já é um dos quatro melhores times do Rio Grande do Sul.

A partida começou disputada no meio campo, com ambas as equipes bem cercadas e com marcação individual forte. Aos 10 minutos, uma falta perigosa pelo corredor central do Brasil. E nos primeiros minutos da partida o que não faltaram foram penalidades. Somente no primeiro tempo foram marcadas 25 faltas. E logo na primeira metade, o time do técnico Rogério Zimmermann perdeu Túlio Souza, após uma dividida. O jogador teve lesão e o rubro-negro perdeu uma peça chave na criação de jogadas no meio campo. Para substituir Túlio, Márcio Hahn entrou na equipe.

Controvérsia
Aos 17 minutos, um lance polêmico fez a torcida rubro-negra reclamar da arbitragem de Márcio Chagas. Alex Amado recebeu falta na área e ficou caído no chão. Chagas mandou continuar, mas as dúvidas pelo pênalti ficaram.

Primeiro gol
Com mais domínio no jogo e liberdade para criação, aos 23 minutos, Nena recebe falta na meia lua da área do Novo Hamburgo. Rafael Foster marca e manda pro fundo da rede com uma cobrança perfeita, direto no gol do Noia. O Brasil apre o placar o Bento Freitas. Após o gol, o Brasil começou a pressionar a partida. Dominou mais e cresceu em cima do adversário. Mesmo com mais força, o placar continuou em 1 a 0 até o final os 45 minutos iniciais.  Quase no final da primeira etapa, Nena, do Brasil, levou o único cartão amarelo da primeira etapa que finalizou com dois minutos de acréscimo.

Segundo tempo
De volta dos vestiários, o Novo Hamburgo mudou a composição. Jonatas Belusso entrou no lugar de Zé Rafael. Nos primeiros minutos do segundo tempo, Eliomar entrou no Noia no lugar de Magno. As mudanças na equipe do Noia serviram para dar mais estruturação no sistema defensivo da equipe. Assim como em todo o jogo, Cleiton se destacou no segundo tempo. Fez grandes jogadas e participou das assistências mais importantes. Quase aos 30 minutos da partida, Gustavo Papa entrou no lugar de Nena e retornou ao time rubro-negro após a recuperar-se da lesão que o afastou dos gramados. Se no primeiro tempo quem se impôs na Baixada foi o Brasil, na etapa complementar o Noia se mostrou mais colocado e colocou força no sistema ofensivo. Chegou bem na área do Brasil e aos 38 minutos teve tudo para empatar a partida. Luiz Müller fez a defesa do lance do jogador do Novo Hamburgo e quando a bola quase entrava no gol, Rafael Foster, o autor do gol do rubro-negro no primeiro, impediu o empate na Baixada.

E quase no final da partida, Alex Amado consagrou a vitória rubro-negra. Aos 50 minutos da partida, o atacante sozinho pegou a bola de rebote e driblou os jogadores da defesa do Noia e marcou para o Brasil. O goleiro do Novo Hamburgo que estava na área do Brasil apenas assistiu o lance.

Juventude humilhado na Arena

Barcos marca três, Grêmio passa fácil




 pelo Juventude e avança à semifinal

Tricolor tem atuação segura e supera time treinado pelo ídolo Roger, com 3 a 0.
Na próxima fase, a equipe de Enderson recebe o Brasil de Pelotas também na Arena

Por Porto Alegre

314 comentários
O Grêmio deixou a gratidão ao ídolo Roger Machado fora do gramado da Arena, na tarde ensolarada deste domingo. Dentro de campo, deu poucas chances ao Juventude, comandado pelo ex-lateral multicampeão pelo Tricolor entre 1993 e 2003, e garantiu a classificação à semifinal do Gauchão sem grandes sobressaltos. O 3 a 0 foi construído com uma superioridade do tamanho do estádio do bairro Humaitá, com gols de um jogador que, se ainda não anotou na Libertadores, vive fase abençoada no estadual. Barcos abriu, recheou e definiu o placar, chegando a 12 tentos em 15 partidas, artilheiro isolado e absoluto da competição - os concorrentes mais próximos têm sete.
Primeiro, fez de cabeça; depois, em pênalti; e, por fim, com drible seco sobre o goleiro antes de empurrar às redes. Finalizações seguras, sóbrias e sem enfeites. Um resumo desse competente e promissor Grêmio de Enderson Moreira. Pela primeira vez, Barcos fez um hat-trick (três gols num jogo) vestindo a tricolor. Aliás, a última vez que isso ocorreu no clube fora em 2011, com André Lima, em confronto com o Atlético-PR.
Será novamente na Arena, às 19h30m de quarta, o duelo com o Brasil de Pelotas, em novo jogo único, que vai decidir uma das vagas à decisão do estadual. Na outra semifinal, estão Inter e Caxias, que se enfrentarão no Estádio do Vale. Caso passe à final, o Tricolor só decidirá o mata-mata em casa se o time grená suplantar o Colorado, uma vez que este último já tem garantida a melhor campanha geral.
Além da vaga e da afirmação de Barcos, o Grêmio se reencontra com a história. Volta a vencer o Juventude depois de quatro anos, ou seis partidas. O último triunfo havia sido em abril de 2010. Sem contar que, no ano passado, o time de Caxias do Sul havia eliminado o Tricolor num jogo único, na semifinal do segundo turno do estadual. Portanto, um domingo sem ressalvas.
grêmio novo hamburgo gol barcos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Grêmio vibra com gol cedo, que abriu caminho para vitória tranquila na Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Ovação a Roger e gol cedo
O Grêmio começou como um anfitrião educado. A Arena inteira, com seus 23.718 mil torcedores (segundo maior público do Gauchão, atrás apenas do Gre-Nal de 9 de fevereiro), aplaudiu Roger Machado e seus serviços prestados ao Grêmio. Desde fevereiro no Juventude, o novato técnico fez uma bela campanha de recuperação com o Juventude. Mas o desafio deste domingo parecia muito mais inglório. 
Já é naturalmente difícil bater o Grêmio na Arena, algo ainda inatingível em 2014. Quando o time de Enderson Moreira resolve amassar visitante, fica ainda mais complicado. Embora sem Alan Ruiz e com Edinho - o técnico havia testado formação mais ofensiva no treino, mas optou por repetir o time que empatara com o Newell's na quarta -, o Tricolor em nenhum momento abdicou de atacar. O Juventude não conseguiu tocar na bola. Só o fez ao buscar a bola na rede, logo aos nove minutos. Pará arranjou cruzamento preciso na cabeça de Barcos: 1 a 0. A assistência foi tão boa que o argentino correu até o lateral e o ergueu, em carinhosa homenagem.
- Ele merece o reconhecimento - explicou o centroavante e capitão.
Ju melhor, mas não assusta
grêmio juventude arena gauchão gol barcos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Barcos em cabeceio que abriu o placar na Arena
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
A pressão continuou. Seguro, o Grêmio trocava passes com calma. Está certo que arriscou pouco. Destaque para chutes de Luan e Dudu, de fora da área, ambos para fora. O Juventude só conseguiu chegar ao ataque aos 28 minutos, em jogada individual do bom e jovem meia Yann. O chute passou raspando o poste. Sinal do acerto de Roger em sacar o volante lesionado Vacaria e alçar mais um atacante, Ermel. Mas a ascensão esmeraldinha não conseguiu ir muito além. Na verdade, o 1 a 0 se mostrou barato ao final do primeiro tempo.
- Vamos manter a concentração para fazer o segundo gol - decretou Ramiro.
A ordem do vestiário foi bem seguida pelos jogadores. Mas antes perceberam uma sensível evolução no Juventude, que passou a frequentar a área gremista com mais frequência, com velocidade, mas sem finalização perigosa. Melhor para o Grêmio, mais agudo e mortal. Aos seis minutos, Barcos quase marcou em potente tiro cruzado. Aos 12, no entanto, não perdoou.
A nova chance para o Pirata surgiu num pênalti. Dudu ofereceu a Wendell, que acabou derrubado na grande área. O fortão Anderson Daronco apitou para a cal de imediato. O chute de Barcos também não teve indecisão. No meio do gol, 2 a 0. Dudu voltaria a ser protagonista. Aos 26, ofereceu bola a Barcos, que não caiu, driblou o goleiro e ampliou. O argentino marcou seu 12º gol em 15 partidas no Gauchão, artilheiro isolado e que terá mais uma chance para aumentar a conta no meio da semana, diante do Brasil de Pelotas. O Gauchão esquentou de vez.

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10