sábado, 18 de julho de 2015

Lobisomem.: Eu vi um em Campestre da Serra, no RS em 2005

Lobisomem

Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um serlendário, com origem na mitologia grega, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de OvídioLicaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.

Variantes culturais 

O Licantropo dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Werwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc da Península Ibérica, o Lobisomem dos brasileiros e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.

Lenda brasileira 

Luison, o Lobisomem segundo aMitologia guarani.
No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera. Outra já diz que é apos a morte de um familiar que possuía a aberração e passou de pai pra filho, avô pra neto e assim por diante.
As pessoas conhecem o licantropo na forma humana através de comportamentos estranhos, como mudança de comportamento, misteriosa e quase sempre com olhos cansados(olheira), o licantropo na forma humana é uma pessoa muito atenta as outras, sempre desconfiando de tudo como por exemplo, tem muito medo de ser descoberta a humanidade que é uma aberração, porém é muito protetora em forma humana.

Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.
Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase se amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano.

sobre o lobisomem: "Diziam que eram homens que havendo tido relações impuras com as suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta noite, saíam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em Lobisomens…"  
Há também quem diga que um oitavo filho que tem sete irmãs mais velhas se torna lobisomem ao completar treze anos. Também dizem que o sétimo filho de um sétimo filho se tornará um lobisomem.
A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, e assim como em todo o mundo, os lobisomens são temidos por quem acredita em sua lenda. Algumas pessoas dizem que além da prata o fogo também mata um lobisomem. Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não metade lobo metade homem.
Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade.

Luison

Conhecido na região Amazônica, bem como no norte de Mato Grosso, e outros países, como o Peru e Bolívia. O Luison ou Lobizón (em espanhol) é uma criatura da mitologia guarani, detentora do poder sobre a morte. Acredita-se que seja semelhante a um lobo sul americano ou a um macaco de olhos vermelhos, com barbatanas de peixe e um enorme falo (de anta). Seu nome é derivado do nome de outra criatura mitológica, o lobisomem.
Também conhecido pelos nomes de LuisitoJuicho e Luisõ, é descrito como o sétimo e último filho varão de Tau e Keraná, sobre quem caiu umamaldição transmitida por seus progenitores: nas noites de lua cheia de sexta-feira e/ou terça-feira, o indivíduo se transformava em uma criatura com metade das características de um cachorro muito grande e um homem (outras vezes, também, possuía as características de um porco). A origem do mito é incerta.


Lenda portuguesa 

Há referências muito antigas ao lobisomem em Portugal. Aparece no Rifão de Álvaro de Brito (Cancioneiro Geral):
Sois danado lobishomem,
Primo d’Isac nafú;
Sois por quem disse Jesus
Preza-me ter feito homem
.
(Garcia de Resende, Excertos, por António Feliciano de Castilho, Livraria Garnier, Rio de Janeiro, 1865, p. 24).
É também mencionado no Vocabulario Portuguez e Latino de Rafael Bluteau (tomo V, p. 195) e nos sonetos de Bocage:
Profanador do Aónio santuário,
Lobisomem do Pindo, orneia ou brama,
Até findar no Inferno o teu fadário!
(Bocage, Obras Escolhidas, primeiro volume, p.122).

No século XIX, Alexandre Herculano escreveu assim sobre o lobisomem da região da Beira-Baixa: "Os lubis-homens são aqueles que têm o fado ou sina de se despirem de noite no meio de qualquer caminho, principalmente encruzilhada, darem cinco voltas, espojando-se no chão em lugar onde se espojasse algum animal, e em virtude disso transformarem-se na figura do animal pré-espojado. Esta pobre gente não faz mal a ninguém, e só anda cumprindo a sua sina, no que têm uma cenreira mui galante, porque não passam por caminho ou rua, onde haja luzes, senão dando grandes assopros e assobios para se lhas apaguem, de modo que seria a coisa mais fácil deste mundo apanhar em flagrante um lubis-homem, acendendo luzes por todos os lados por onde ele pudesse sair do sítio em que fosse pressentido. É verdade que nenhum dos que contam semelhantes histórias fez a experiência". (A. Herculano, Opúsculos, Tomo IX, Bertrand, Lisboa, 1909, p. 176-177).

Nos seus estudos sobre mitologia popular, o escritor e etnógrafo português Alexandre Parafita reconhece que, embora a designação sugira tratar-se de um ser híbrido de homem e lobo, muitas das crenças sobre esta criatura identificam-na na figura tanto de lobo, como cavalo, burro ou bode, consistindo o seu fadário em ir despir-se à meia-noite numa encruzilhada, espojando-se no chão, onde um animal já antes fizera o mesmo, após o que se transforma nesse animal para ir “correr fado”.
A representação na figura híbrida de homem e lobo não é alheia ao desassossego que este animal provoca, desde tempos imemoriais, no inconsciente colectivo. Escreve este autor: “As comunidades rurais transmontanas ainda hoje o encaram como um animal cruel, implacável com os seres mais indefesos, inimigo de pastores, dos caminhantes da noite e pesadelo permanente das crianças que habitam nas aldeias mais isoladas. Não se estranha, por isso, que no fabulário popular o lobo apareça como símbolo do mal e que o conceito de lobisomem, enquanto produto da fantasia popular, possa ser considerado como uma tentativa de apresentar uma criatura onde se conjuga a ferocidade maléfica do lobo com as emoções, ora angustiosas, ora igualmente maléficas, do homem”. 

Peeira 

Peeira ou fada dos lobos é o nome que se dá às jovens que se tornam nas guardadoras ou companheiras de lobos. Elas são a versão feminina do lobisomem e fazem parte das lendas de Portugal e da Galiza.3 A peeira tem o dom de comunicar e controlar alcateias de lobos.4
Um extenso relato sobre o lobisomem fêmea português encontra-se nas Travels in Portugal de John Latouche (London, [1875], p. 28-36).
Camilo Castelo Branco escreveu nos Mistérios de Lisboa: "A porta em que bateu o padre Diniz comunicava para a sala em que estavam duas criadas da duquesa, cabeceando com sono, depois que se fartaram de anotar as excentricidades de sua ama, que, a acreditá-las, há cinco anos que cumpria fado, espécie de Loba-mulher, ou Lobis-homem fêmea, se os há, como nós sinceramente acreditamos." (Vol.I, Porto, 1864, p. 136).

Corredor 

corredor é a pessoa que tem que correr o fado. O corredor é um ser mutante, pode assumir a forma de lobo, de cão ou outro animal. Quando se encontra um para quebrar o fado deve-se fazer sangue, isto é, fazê-lo sangrar.  

Tardo 

Tardo é uma espécie de duende, um ser mutante que assume formas de animais mas que pode transformar-se num lobisomem se ao fim de sete anos não lhe quebrarem o fado.

Corrilário 

Os corrilários são as almas penadas em figura de cão. Se um lobisomem morre antes de terminar o seu fadário, depois de morto termina os seus dias como corrilario

Famosos 

Entre os muitos famosos lobisomens da ficção estão:
  • Jacob Black (e outros) de The Twilight Saga.
  • Lobi da Turma da Penadinho escrito por Mauricio de Souza
  • Lucian (Michael Sheen) dos filmes Anjos da noite e Anjos da noite: a rebelião dos Lycans;
  • Tyler Lockwood e Mason Lockwood da série The Vampire Diaries;
  • Tyler Smallwood e Jacob Smallwood de Diários do Vampiro: Reunião Sombria;
  • Sir John Talbot (Anthony Hopkins) e seu filho, Lawrence Talbot (Benicio Del Toro) do filme O Lobisomem;
  • David Naughton como David Kessler em Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, no original);
  • Scott McCall (Michael J. Fox no filme original e Tyler Posey na série de 2011) de Teen Wolf;
  • Remo John Lupin e Fenrir Lobo Greyback da saga/serie Harry Potter de J.K. Rowling, representados no cinema por David Thewlis ( Remo Lupin) e Dave Legeno ( Fenrir Greyback )

  • Alcide Herveaux (e outros) de True Blood
  • Astromar Junqueira (Rui Resende) da novela Roque Santeiro
  • Hunter Sands "(Castelo do Medo)"
  • Ginger Fitzgerald de Ginger Snaps
  • George Sands e Tom McNair de Being Human
  • Peter Rumancek (da série Hemlock Grove, baseada no livro escrito por Brian McGrevy, e atualmente reproduzida no Netflix. O personagem é interpretado por Landon Liboiron.)
  • Professor Aristóbulo Camargo, da novela ou minisérie Saramandaia

  • Lobi, o lobisomem da Turma do Penadinho, nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica
  • A minisérie Sítio do Picapau Amarelo teve lobisomens como personagens, tanto na série dos anos 70 quanto nos anos 2000.
  • Eddie, o filho do seriado The Munsters
  • Luby, personagem das histórias em quadrinhos da A Turma do Arrepio
  • Kagerou Imaizumi, personagem da série de jogos Touhou Project
  • Pernambuco Nogueira (Selton Mello do filme O Coronel e o Lobisomem (2005) ).
  • Gabriel Van Helsing (interpretado por Hugh Jackman em Van Helsing caçador de monstros..fora mordido por Velkan que tambem era um lobisomem)

RPG 

A editora norte-americana White Wolf produziu dois RPGs onde os lobisomens são os protagonistas.
Lobisomem: O Apocalipse
O jogo de "horror selvagem", Lobisomem: O Apocalipse é um RPG storyteller criado para o cenário Mundo das Trevas. Diferente dos vampiros, os Garou (como os lobisomens se autodenominam) são guerreiros que buscam salvar a natureza e o mundo de uma poderosa força destruidora chamada Wyrm. Ao mesmo tempo, porém, precisam encarar a realidade de que não são os humanos (ou lobos) que pensavam que eram. Com elementos de horror, violência, ecologia, críticas sociais e panteísmoLobisomem: O Apocalipse foi um dos grandes sucessos da editora do Antigo Mundo das Trevas finalizado em 2004 pela White Wolf.

Werewolf: The Forsaken
Werewolf: The Forsaken é um RPG ambientado no Novo Mundo das Trevas criado pela White Wolf Editora traduzido no Brasil como "Lobisomem: Os Destituídos". É o sucessor comercial de Lobisomem: O Apocalipse, porém não é uma continuação do jogo anterior; o "jogo de horror selvagem" da linha de jogos do Mundo das Trevas original. Como em Lobisomem: O Apocalipse, o jogo é construído com base nos mitos da cultura popular para criar uma visão única dos lobisomens, embora haja diferenças enormes entre Forsaken e seu antecessor. Por exemplo, o jogo apresenta um sistema de auspícios baseado nas cinco fases da lua, e cada o papel de cada jogador correspondendo aos auspícios continuam o mesmo com relação ao Apocalipse.

TITÃS DIVULGAM O VÍDEO DE "CADÁVER SOBRE CADÁVER" DE SEU NOVO DVD AO VIVO


Nheengatu Ao Vivo chega às lojas em agosto

17/07/2015 - 16:00 - ANDRÉ ZULIANI
Os Titãs  divulgaram um novo vídeo de próximo DVD, Nheengatu Ao Vivogravado em 24 de abril. No clipe, a banda toca "Cadáver Sobre Cadáver":
O show apresenta músicas do novo disco do grupo, Nheengatulançado no ano passado, além de faixas antigas como “Desordem“, “Jesus Não tem Dentes No País Dos Banguelas“, “Pela Paz” e outras.
Nheengatu Ao Vivo chegará às lojas em agosto.

Cosplay Gen13


O GAROTO QUE COLECIONAVA HOMEM-ARANHA - HQ rarissima..

Essa revista em quadrinhos, é meio que uma pequena pérola que gostaria de dividir com a galera.

Publicada originalmente em AMAZING SPIDER-MAN #248 [1984], “The Kid Who Collects Spider-Man” foi escrita por Roger Stern, desenhada por Ron Frenz, finalizada por Terry Austin e colorida por Christie Scheele. aqui ela saiu em 1985 na revista HOMEM-ARANHA #19 da Abril Jovem.

O final é impressionante, vale a pena ler...














Sobre a liberdade....

Creio que todo ser vivo, tem o direito de ser o que é, arcando com os deveres e direitos de ser... com seus desdobramentos e consequências... e ninguém tem o direito de dizer que não pode ser assim... pois somente a liberdade consciente pode ser liberdade!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Melhores momentos de Inter 2x1 Tigres

 

Com a força do Gigante, Inter vence o Tigres

 



Inter manteve a invencibilidade no Beira-Rio nesta Libertadores
O primeiro passo foi dado! O Internacional venceu o Tigres por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio, com gols de D'Alessandro e Valdívia, e largou em vantagem na semifinal da Libertadores da América. Agora, o time colorado joga por qualquer empate para ficar com a vaga na grande final. O jogo de volta ocorre na próxima quarta (22/7), às 22h (horário de Brasília), em Monterrey, no México.
> Torcida Fechou com o Inter
> Veja os melhores momentos
Começo avassalador
Sob atmosfera altamente favorável, com a torcida empurrando o time, o Inter impôs forte pressão sobre os mexicanos desde os primeiros movimentos da partida. E o começo não poderia ser melhor. Aos 4min, Nilmar interceptou a saída de bola do Tigres e serviu para D'Alessandro, livre de marcação, disparar uma bomba da entrada da área que acertou o cantinho de Guzmán. Golaço!!! Foi o gol de número 75 do capitão pelo Inter, que igualou-se a Alex e Paulo Roberto Falcão.
Mas o que era bom ficou ainda melhor. Aos 9min, Valdívia pegou a sobra na quina da grande e emendou de pé direito: a bola desviou no zagueiro e encobriu o goleiro mexicano. O Inter fazia 2 a 0 com menos de 10 minutos de jogo.

Mexicanos equilibram o jogo
Porém, em um lance isolado, o Tigres descontou, aos 23min, em cabeceio de Ayala. O gol deu confiança ao adversário, que começou a oferecer perigo. Aos 31min, Sobis invadiu a área e ficou cara a cara com Alisson, que fez defesa providencial. Aos 36min, Gignac fez grande jogada e, de dentro da área, soltou uma bomba. A estrela do goleiro colorado brilhou novamente e evitou o empate com outra defesa sensacional.
Retranca congela o placar
Sem modificações no time, o Inter voltou para o segundo tempo disposto a pressionar, mas encontrou dificuldades na finalização em virtude da retranca dos mexicanos, que abdicaram de atacar para se restringir à defesa. Aos 9min, Valdívia colocou a bola próxima à trave direita em cobrança de falta. Aos 11min, Ayala fez falta dura sobre Geferson, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Com a vantagem numérica em campo, o Colorado foi para cima. Aos 28min, Lisandro López cabeceou e Guzmán ficou com a bola. Pouco depois, Lisandro emendou uma bomba de longe e o goleiro fez uma defesa espetacular, espalmando para escanteio. O Inter tentou o terceiro gols na base do abafa nos minutos finais, mas não conseguiu furar o ferrolho do Tigres.
Ficha técnica:
Internacional (2): Alisson; William, Alan, Ernando e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, D'Alessandro e Valdívia (Rafael Moura, aos 40min do 2º tempo); Lisandro López e Nilmar (Eduardo Sasha, aos 18min do 2º tempo). Técnico: Enrique Carreras (no lugar de Diego Aguirre, suspenso).
Tigres (1): Guzmán; Juninho, Ayala, Jiménez e José Torres; Arévalo, Pizarro, Damm (Briseño) e Aquino, Sobis (Lugo) e Gignac. Técnico: Ricardo Ferreti.
Gols: D'Alessandro (I), aos 4min do primeiro tempo, Valdívia (I), aos 9min do primeiro tempo, Ayala (T), aos 23min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Jiménez, Ayala, Pizarro, Juninho (T); Geferson, Rodrigo Dourado (I). Expulsão: Ayala (T).
Público total: 44.884. Pagantes: 40.783. Menores: 1.204. Não pagantes: 2.897. Renda: R$ 2.381.190.
Arbitragem: José Argote, auxiliado por Jorge Urrego e Carlos Lopez (trio da Venezuela).
Local: Beira-Rio.

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Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10