sábado, 29 de novembro de 2014

gato Fernandez El ex portero de Cerro Porteño, Internacional-RS y Palmeiras


Gato Fernandez
Ex-goleiro do Cerro Porteño, Internacional-RS e Palmeiras
História
Fotos


Roberto Eladio Fernández Roa, o popular goleiro paraguaio "Gato? Fernández, nasceu em Assunção em 09 de setembro de 1954. Começou a carreira muito jovem nas fileiras do Cerro Porteño, time mais popular de seu país, e se destacou no futebol brasileiro compassagens marcantes por Inter de Porto Alegre e Palmeiras. Atualmente reside no Paraguai onde trabalha como representante dejogadores.

"Gato? também defendeu Espanyol de Barcelona e Deportivo Cali, da Colômbia. Disputou 78 jogos com a camisa da seleção de seu país, tendo sido destaque da equipe naCopa do Mundo de 1986, no México, e também na conquista da Copa América de 1979.

No Palmeiras, segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, disputou 35 jogos em 1994 com 24 vitórias, oito empates, três derrotas e 22 gols sofridos.

O apelido que o tornou ainda mais conhecido surgiu quando defendia o Espanyol. Em uma partida contra o Atletico, fechou o gol de tal forma que, no dia seguinte, vários jornais de Barcelona estamparam que no gol do time local parecia haver um gato. Os companheiros de time compraram a idéia que, de início, não chegou a agradar o goleiro.

  1. COPA DO BRASIL 1992 - Inter Elimina o Gremio - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=G4b6JM9G3iQ
    18 de nov de 2008 - Vídeo enviado por Xandão Osinski
    Internacional 5 x 2 Grêmio - Campeonato Gaucho 1997 1º parte. by ... mexico 86 el gato fernandez le ...

















Historia Fotos




Roberto Eladio Fernández Roa, el portero populares Cat paraguayo "? Fernández, nació en Asunción el 09 de septiembre de 1954. Él comenzó su carrera muy joven en las filas de Cerro Porteño, el equipo más popular de su país, y destacaron en compassagens fútbol brasileño golpeando Inter Alegre y Palm Harbor. Actualmente vive en Paraguay, donde trabaja como representante dejogadores.


"Cat? También defendió el Espanyol de Barcelona y el Deportivo Cali, Colombia. Jugó 78 partidos con la camiseta de la selección de su país, habiendo sido ofrecido equipo de World naCopa de 1986 en México, y también en ganar la Copa América 1979 .


Palmeiras, según el Almanaque de Celso Unzelte Palmeiras y Mario Sergio Venditti, jugó 35 partidos en 1994, con 24 victorias, ocho empates, tres derrotas y 22 goles en contra.


El apodo que lo hizo aún más conocido vino cuando jugaba en el Espanyol. En un partido contra el Atlético, cerró la meta por lo que al día siguiente, varios periódicos de Barcelona que se estampan en la meta del equipo local parecía ser un gato. Los compañeros de equipo comprado en la idea de que, al principio, no fue del agrado del portero.

Futebol Clube Santa Cruz


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Cruz-RS
Futebol Clube Santa Cruz
NomeFutebol Clube Santa Cruz
AlcunhasGalo
MascoteGalo
Fundação26 de março de 1913 (101 anos)
EstádioEstádio dos Plátanos
Capacidade7.000
LocalizaçãoSanta Cruz do SulRS
PresidenteBrasil Tiago Rech
TreinadorBrasil Sananduva
PatrocinadorBebidas Xuk
Miller Supermercados
Assemp
MD Pneus
Postos Shopping Car
Material esportivoDarros
CompetiçãoRio Grande do Sul Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão
2014Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão 1º turno: 3º colocado (caiu nas quartas-de-final)
2º turno: 7º colocado
11º colocado no geral
2013Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho (Taça Piratini, Chave 2), 6º colocado
Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho (Taça Farroupilha, Chave 2), 5º colocado
14º colocado no geral -Rebaixado
2012Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho (Taça Piratini, Chave 1), 5º colocado
Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho (Taça Farroupilha, Chave 1), 8º colocado
13º colocado no geral
WebsiteFutebol Clube Santa Cruz
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar
Futebol Clube Santa Cruz é um clube de futebol do Brasil sediado emSanta Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Suas cores são o brancoe o preto. Atualmente disputa o Campeonato Gaúcho de Futebol - Divisão de Acesso.

História[editar | editar código-fonte]

Um grupo de rapazes liderado por André Klarmann se reuniu no Hotel Schmidt, em 26 de março de 1913, no centro da cidade, para montar um novo clube de futebol.
Seu primeiro jogo foi contra o Concórdia, no dia 3 de Abril de 1913, no campo da várzea, hoje Estádio Municipal junto ao Parque da Oktoberfest da cidade, registros não apontam o vencedor do jogo. Dois meses depois aconteceu seu primeiro jogo fora da cidade, em Candelária onde a delegação foi de carroça para o jogo, o resultado não consta, mas sabe-se que o Santa Cruz venceu a partida.
Na década de 1920, o Santa Cruz já tinha uma casa, os Plátanos, mas ainda tinha como nome Foot Ball Club Santa Cruz e não tinha seu apelido de "Galo", que foi adquirido após vencer o maior rival da época, o Grêmio Esportivo Santa Cruz por 2 a 0 e firmar-se com o apelido carinhoso. O futebol profissional começou no ano de 1930, mas já nos anos de 1932 e 1933 o Santa Cruz foi vice-campeão do Interior, onde perdeu a final para o Pelotaspor 5 a 2, após isso foi possível aplicar melhorias na estrutura do Estádio dos Plátanos.
Em 1952 após a primeira das seis gestões de Hélio Almeida, o clube foi vice-campeão do interior na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, perdendo para o Sá Vianna de Uruguaiana, é considerado um dos times mais marcantes da história do clube, que tinha os jogadores Amaro, Joãozinho, Paraguai, Paulo Cesar Tatu, Cuca, Calixto, Maninho, Betinho e Moacir. Em 1959 voltou a ficar em 3º lugar na competição estadual.
Um fato curioso aconteceu tempos mais tarde, já na década de 1970, entre1974 a 1978 os dois maiores clubes de Santa Cruz do Sul, o Avenida e oFutebol Clube Santa Cruz fizeram uma fusão, a união denominada Associação Santa-Cruzense de Futebol com o comando de Daltro Menezes rendeu bons frutos, deixando o clube entre os quatro melhores do estado na época. Após brigas entre antigos dirigentes de ambas as partes, os dirigentes do Avenida resolvem romper a fusão. Na década de 1980 o clube conseguiu fazer boas campanhas estaduais, a melhor colocação do clube no Campeonato Gaúcho foi um quarto lugar em 1988.
Jogadores como Betinho, Everaldo, Paulo Roberto, Rogerinho, Moa, Cuca, os selecionáveis paraguaios Sotelo e Sanabriaque fizeram história no Olimpia do Paraguay, além do último grande jogador revelado, Cesinha, são os principais jogadores que já passagem em toda a história do Galo, além de ídolos como Dario Santos e o presidente Hélio Almeida que foi seis vezes presidente do clube, acumulando boas campanhas, sua última presidência foi no ano de 1995.
Em 8 de janeiro de 2014 o clube lançou oficialmente o livro Orgulho centenário: os 100 anos do Futebol Clube Santa Cruz (1913-2013), que compreende em 224 páginas fartamente ilustradas de extensa pesquisa em registros de época e dezenas de depoimentos de ex-jogadores, ex-dirigentes e seus familiares. Estruturado em 11 capítulos, o livro recupera os fatos marcantes de cada uma das 10 décadas de existência do clube, reservando a última parte para a avaliação do momento atual e os projetos visando o futuro. Artigos especiais, assinados pelo presidente da CBFJosé Maria Marin, e pelo ex-jogador e atual treinador de futebol Cuca, campeão da Copa Libertadores da América de 2013 pelo Atlético Mineiro, que iniciou sua carreira no Galo santa-cruzense, ressaltam a expressão nacional do Santa Cruz.
Numa estratégia ousada, o Santa Cruz acertou um acordo de patrocínio com a Assemp (Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul), em 29 de janeiro de 2014, e estampará em seu uniforme na temporada de 2014 a marca da 30ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. O contrato de patrocínio foi fechado em R$ 60 mil. 1

Acessos e rebaixamentos[editar | editar código-fonte]

Em 1995 caiu para a Segunda Divisão depois de uma grave crise financeira, mas dois anos mais tarde (1997) voltava a elite do futebol gaúcho. Ao fim da década de 1990, mais precisamente 1999, após seu rebaixamento, o clube passou a adotar um novo modelo de modernização, contratando jogadores de renome internacional que no início renderam bons frutos, deixando nessa mesma época escapar novamente o título do interior.
Em 2013, ano do seu centenário sob a gestão de Paulo Juarez Martins de Almeida (2012-2013), o Santa Cruz montou uma equipe fraca tecnicamente, passando por vários problemas durante o Gauchão e foi novamente rebaixado para a Segunda Divisão estadual, onde disputou a competição em 2014. A equipe apresentou fraco desempenho na competição em 2014 e só escapou do rebaixamento para a terceira divisão na última rodada, ao vencer o Nova Prata fora de casa por 4 a 1.2

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Seu principal rival é até hoje o Avenida, conhecido como "Ave-Cruz", rivalidade que entrou em cena no ano de 1947 após um empate em 2 a 2, houve pancadaria na partida, que foi generalizada devido a falta de alambrado, jogaram jogadores históricos do Galo nesse jogo como Julio, Ormond, Lindolfo Gerhardt, Cafuringa, Felicíssimo, Joãozinho, Fogareiro, Hanny, Mico e Dario Santos, que tem 23 anos de Galo Carijó e começou a jogar aos 16 anos de idade no clube.

Ave-Cruz em números[editar | editar código-fonte]

- Em 110 clássicos, o Santa Cruz conquistou 64 vitórias, com 222 gols marcados.3
- O Avenida tem 21 vitórias e 128 gols na história do Ave-Cruz.
- O clássico terminou 25 vezes empatado.
- 2 a 1 é o resultado mais frequente: já aconteceu 21 vezes.
- 1 a 0 é o segundo, já tendo ocorrido em 19 vezes.
- Avenida e Santa Cruz se enfrentaram seis vezes pelo Gauchão: cinco vitórias do Galo e um empate.
- 60 clássicos foram disputados nos Plátanos, com supremacia carijó, 36 vitórias contra 13 empates e 12 derrotas.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Seu estádio é o Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, com capacidade para aproximadamente 7.000 espectadores. Mesmo com área menor do que já teve, possuí hoje melhores acomodações, com pavilhão de arquibancadas sociais e abrigando inclusive um posto de combustível em seu terreno.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Conquistas[editar | editar código-fonte]

Estaduais
CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio Grande do Sul3º Colocado no Campeonato Gaúcho319321959 e 1975
Rio Grande do Sul4º Colocado no Campeonato Gaúcho21957 e 1988
Rio Grande do SulVice-Campeão Gaúcho - Segunda Divisão319521983 e 1997
Municipais
CompetiçãoTítulosTemporadas
Brasao Santa Cruz do Sul.pngCitadino de Santa Cruz do Sul7194719481949195019511952 e 1953
Brasao Santa Cruz do Sul.pngCopa Centenário de Santa Cruz do Sul12013

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
Brasil Juliano Negri
Brasil Rodrigo Cardozo
Brasil Gustavo Vanin
Defensores
JogadorPos.
Brasil Caio RochaZ
Brasil Guilherme MöllerZ
Brasil Jonathas CostaZ
Brasil Luis HenriqueZ
Brasil "Teda" KleinZ
Brasil Renato SaldanhaZ
Brasil Diego FritegottoLD
Brasil Tiago RannowLD
Brasil Ivan LuizLE
Brasil Marcio DuarteLE
Meio-campistas
JogadorPos.
Brasil Carlos EduardoV
Brasil Diego BorgesV
Brasil Felipe ManoelV
Brasil Natan de AraujoV
Brasil Irvison RamosV
Brasil William SilvaV
Brasil Bruno FloresM
Brasil Marcos GuevediM
Brasil Matheus KappelM
Brasil Igor TrindadeM
Brasil Cleber Oliveira Fairytale right red.pngM
Atacantes
Jogador
Brasil Alexandre "Matão"
Brasil Cicero "Alagoano"
Brasil Éder Machado
Brasil Geison Rodrigues
Brasil Juninho Silva
Brasil "Lelo" de Lira
Comissão técnica
NomePos.
Brasil SananduvaT
Brasil -AS
Brasil Rafael FernandesPF
Brasil BetinhoTG
Brasil ClaudinhoMA
Brasil JonathanR
Brasil Irineu RoeschVF
Brasil Matheus PortoDF
Brasil PalitoSF
Treinadores anteriores
Sananduva - 18/06/2014 - atual
Lúvio Trevisan - 20/04/2014 a 04/05/2014
Ben Hur Pereira - 24/03/2014 a 20/04/2014
Tonho Gil - 05/11/2013 a 23/03/2014

Artilheiros[editar | editar código-fonte]

  1. Valduíno - 1983 (10 gols).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10