sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ypiranga Campeão do Primeiro Turno - Erechim merece!

Ypiranga está de volta à Primeira Divisão do Gauchão

Canarinho garantiu vaga ao conquistar o título de campeão do primeiro turno da Divisão de Acesso, nesta quarta-feira, vencendo o Brasil FA no Colosso da Lagoa

Ypiranga vence Brasil de Farroupilha e retorna à Série A do Gauchão em 2015. Foto: Prime Comunicação
Na noite desta quarta-feira, 9, o Ypiranga conquistou mais uma taça para a sua galeria de troféus. O time entrou em campo para enfrentar o Brasil FA, na decisão do Primeiro Turno do Gauchão - Divisão de Acesso de 2014. Depois do 0 a 0 no jogo de ida, a equipe de Erechim precisava vencer para ficar com o título, e foi isto que aconteceu. O placar de 2 a 0, além da taça, deu ao Canarinho o direito de disputar a Divisão Principal de 2015.

Para muitos, foi uma reprise de 2008, quando o Canarinho vencera o mesmo Brasil FA, no mesmo Colosso da Lagoa, naquela oportunidade, por 1 a 0. Aquela vitória também garantia o time erechinense na primeira divisão.

O Colosso da Lagoa recebeu o maior público da Divisão de Acesso de 2014. A torcida, formada praticamente só por torcedores do Ypiranga, incentivou a equipe e empurrou para a vitória. Desde os primeira minutos, a equipe de Erechim buscou marcar seu gol, pois queria definir a partida sem a necessidade da cobrança de pênaltis.

Porém, a equipe esbarrou na ótima marcação da equipe adversária, que vez valer a vitória do Canarinho, criando bastante dificuldade para o time de Erechim. Mas com o estádio lotado o time de Erechim não deixou escapar o título. O primeiro gol veio com Wilian Ribeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo, depois de ótima jogada pela ponta. O placar de 1 a 0 ainda nos primeiro 45 minutos deu mais tranqüilidade para a equipe, que voltou para segundo tempo para administrar o placar e encaixar um contra-ataque. E foi justamente isto que aconteceu, apesar de receber uma pressão do Brasil FAR, nos últimos minutos de jogo o Ypiranga conseguiu uma saída rápida pela direita e Tardelli concliu, deixando o placar em 2 a 0.

Depois do jogo uma grande festa tomou conta do Colosso da Lagoa e invadiu as avenidas Sete de Setembro e Maurício Cardoso, com milhares de ypiranguistas comemorando mais um feito histórico conquistado no Colosso da Lagoa.

No final da partida o presidente do Ypiranga, Dino Fuzinatto ressaltou o bom trabalho realizado pela diretoria e pela comissão técnica, que soube montar uma equipe competitiva. Ele ressaltou que com o apoio da torcida o Ypiranga mostrou muita qualidade na noite desta quarta-feira e a conquista, sendo que a conquista é de todos os torcedores do Canarinho.

Festa em Erechim: o Ypiranga está de volta à elite do Gauchão. Foto: Prime Comunicação

Edson Castro
Gestor de Conteúdo
PrimeComunicação

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Gigante Para Sempre A modernização do Beira-Rio


Um Estádio com Alma
O Beira-Rio passou por um grande processo de modernização visando à Copa de 2014. As obras do projeto denominado ‘Gigante Para Sempre’ começaram em março de 2012 e duraram cerca de dois anos. Neste período, a casa dos colorados foi adaptada às exigências e padrões internacionais do futebol estipulados pela FIFA, tornando-se mais confortável e segura.
Apesar das grandes transformações físicas pelas quais o estádio passou, os sócios e torcedores sempre tiveram uma certeza: a alma do Beira-Rio permanecia intacta. Palco de inúmeras conquistas, o Gigante continua no mesmo lugar que tão boas recordações traz para sua imensa e apaixonada torcida. Nada mudou isso. No entanto, uma nova era do patrimônio colorado está sendo inaugurada. E toda a nação vermelha e branca poderá usufruir!
Parceria: Inter e Brio
O Clube se adaptou às mais recentes exigências e padrões internacionais do
futebol, pronto para sediar qualquer jogo nacional ou internacional, com um complexo esportivo sustentável. A casa do Clube do Povo sediará cinco jogos da Copa do Mundo de 2014 e continuará sendo motivo de orgulho para todos os colorados e para todo o Brasil, que passará a contar com um dos mais modernos e belos complexos esportivos do mundo.
O Estádio passou também por uma mudança no conceito do evento que irá impactar positivamente na relação com os sócios e os torcedores. Maior conforto. Melhoria da acessibilidade. Ganho em termos de serviços disponíveis. Maior segurança. Possibilidade de desenvolver novos empreendimentos dentro e no entorno do estádio.

Gigante da Beira-Rio entra em uma nova era
A aproximação da arquibancada ao gramado possibilitará maior sinergia com o time, mas também sugere um código de conduta com maior responsabilidade das partes, seja por quem desfruta, seja por quem gerencia o evento.
Outra herança positiva é a relação do Clube com a manutenção do seu patrimônio, estádio, encarando como fonte geradora de receitas que necessita de intervenções contínuas para conter depreciações.
Por fim, a nova compreensão da importância e alcance do dia do jogo (match day), tornando um momento onde a família possa desfrutar do antes-durante-depois do jogo.
O Beira-Rio é e seguirá sendo único. Poucos são os estádios dentro de parques. Também são poucos aqueles à margem de rios. À margem de rio e dentro de parque somente o Gigante. Casa do Clube do Povo. Casa do Campeão de Tudo. Beira-Rio ontem, hoje e sempre.

Palco de grandes momentos do Inter, Beira-Rio é a casa dos colorados
O contrato firmado entre Inter e a Brio no dia 19 de março de 2012 reformou o estádio segundo as normas técnicas previstas pela FIFA, nos moldes do projeto Gigante para Sempre: contemplou manutenção da estrutura principal, com modernização das arquibancadas e instalações para o público em geral, incluindo áreas vips, substituição dos sistemas elétricos e hidráulicos, complementação dos sistemas de informação do estádio, substituição do gramado (com modificação do sistema de drenagem), além de uma cobertura com estrutura metálica e membrana para o estádio e construção de um edifício-garagem. O projeto arquitetônico básico foi desenvolvido pela empresa Hype Studio Arquitetura.
Orçado em R$ 330 milhões, o projeto recebeu investimentos da Brio. O Clube aportou parte dos recursos (R$ 26 milhões) para amortização dos custos. A Brio buscou financiamento do BNDES para até 75% do valor da obra pelo programa ProCopa – específico para apoiar a iniciativa privada nas obras para o evento de 2014 – e investiu recursos próprios para completar a diferença.

Como contrapartida, o Inter ofereceu para a Brio o direito de explorar por 20 anos as receitas relativas aos seguintes serviços e áreas do estádio:
- 184 Camarotes e Sky Boxes;
- 5.000 cadeiras VIPs;
- Aproximadamente 6.000 m² de área comercial para locação;
- 3.000 vagas de estacionamento no edifício-garagem;
- Venda do marketing esportivo do estádio;
- Exploração de shows e eventos.
O Inter permanece com os direitos sobre bilheteria e as 2,1 mil vagas do atual estacionamento.

Estrutura do novo Beira-Rio:
Capacidade
A capacidade do Estádio Beira-Rio para os jogos da Copa do Mundo será de 50.000 lugares. Depois da Copa, o Clube poderá estender até 56 mil lugares, com algumas ações, como retirar as cadeiras localizadas atrás das goleiras, como fazem alguns estádios europeus. O Clube irá decidir então qual será a capacidade, sempre defendendo o máximo de conforto e segurança ao seu torcedor.
Zona livre
O Beira-Rio segue tendo uma grande área livre, sem assentos marcados, para os sócios com lugar garantido. São mais de 28 mil lugares – equivalente a quase 60% da capacidade do estádio.
Acomodações confortáveis
O torcedor terá mais espaço para se acomodar. Para se ter uma ideia, a profundidade do degrau da arquibancada para cada torcedor sentar passou de 60cm, em alguns setores, para 90cm, dando mais espaços para as pernas e a circulação. As cadeiras serão retráteis, ou seja, de abrir e fechar, também facilitando a circulação.
Casa dos colorados agora é dotada de confortáveis cadeiras em todos os setores
Novas cadeiras centrais locadas
A modernização do Beira-Rio transformou as arquibancadas do estádio. Novas acomodações foram criadas, como as cadeiras centrais locadas, situadas do lado da Avenida Padre Cacique, tanto no anel inferior como no superior. Com uma visão privilegiada do campo, elas puderam ser adquiridas por todos os sócios a partir do processo de setorização do novo estádio, no qual foi possível migrar de lugares não-marcados para marcados.
Skybox
Seguindo o mesmo padrão dos melhores estádios do mundo, o Skybox é um espaço projetado para tornar a experiência do torcedor ainda mais especial. A estrutura perfeita para reunir amigos e também trabalhar o relacionamento com clientes, prospects e parceiros de negócios.

Skybox é um dos lugares nobres do novo Beira-Rio
A localização é privilegiada e com visão panorâmica do estádio. São no total 55 skyboxes, com capacidade para 24 pessoas cada, totalizando 1320 torcedores, a uma altura aproximada de 24 metros a partir do nível do gramado (altura da cobertura é aproximadamente 34 metros). Conta com sala de estar climatizada e possibilidade de decoração personalizada. Na área externa, os assentos são rebatíveis e acolchoados. Kits com Snacks & Soft Drinks estão incluídos e 6 vagas de estacionamento para cada Skybox com acesso independente para o Premier Club.
Camarotes
No novo Beira-Rio os camarotes são mais que espaços exclusivos. São uma experiência única. Cada detalhe foi projetado para proporcionar um ambiente onde família, amigos e clientes possam viver a emoção de uma partida e também usufruir de todas atrações que o espaço oferece. Com uma vista privilegiada para o campo, as opções são de 14 a 18 lugares. Área externa com assentos rebatíveis e acolchoados e sala de estar climatizada, com possibilidade de personalizar a decoração. Mínimo de 3 vagas de estacionamento por camarote e kit com Snacks & Soft Drinks incluídos. Passam de 33 para 70 camarotes no novo Beira-Rio.
Camarote concilia requinte com conforto supremo
Novos reservados
Vendidos por jogo, o Beira-Rio possui 1149 lugares denominados 'Reservados' na altura dos camarotes, atrás dos gols.
Assento Vip
Nos Assentos VIP do novo Beira-Rio você tem tudo para tornar a experiência de torcer pelo Inter ainda mais especial. Assentos acolchoados na melhor localização do estádio com uma vista privilegiada para o campo e acesso ao Premier Lounge com restaurante. A entrada é exclusiva com uma passarela que se comunica com o edifício-garagem, além de 1 vaga de estacionamento para cada 4 cadeiras adquiridas com o mesmo CPF. Os assentos são numerados, acolchoados e rebatíveis. Quem tiver assento Vip garante acesso ao Premier Lounge, com Buffet de Snacks e Soft Drinks incluídos.
Assentos VIP estão localizados em área nobre e com muitos atrativos
Cobertura
Ela é umas das partes mais charmosas do processo de modernização. O Gigante recebeu uma nova e moderna cobertura, construída em estrutura metálica. A membrana da cobertura foi confeccionada em PTFE (Politetrafluoretileno), um material sintético com diversas propriedades vantajosas para o uso na construção civil. Nos módulos principais (folhas), a membrana é opaca, e no entre-folhas, translúcida, o que permite a iluminação interna do estádio. O equipamento tem uma série de vantagens e seguranças, tais como: superfície com propriedades antiaderentes (facilitando a limpeza); é incombustível (segura contra fogo); tem material imune a radiação ultravioleta e resistente a agentes corrosivos.

Cobertura é um dos pontos mais impressionantes da modernização
A cobertura é composta por 65 módulos intertravados entre si. Destes, 20 têm a capacidade de recolhimento de água que cai sobre a cobertura, gerando um reaproveitamento de aproximadamente 30% da água pluvial. A circulação externa sob cobertura tem área total aproximada de 8750 m².

Gramado/drenagem
O novo gramado é constituído de um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras elásticas importadas da Europa. A grama do Beira-Rio - do tipo Tifgrand - foi usada pela primeira vez no Brasil. Importada dos Estados Unidos ela é uma evolução da espécie Bermuda, e uma das suas características é a maior resistência às baixas temperaturas. Outro diferencial é a resistência ao pisoteio e a garantia de um gramado mais denso e com maior crescimento lateral.

Gramado do Beira-Rio segue entre ps melhores do Brasil e do mundo
O sistema de drenagem à vácuo garante condições de jogo até mesmo sob fortes chuvas, pois permitirá a sucção do ar do perfil drenante mesmo em condições de precipitação pluviométrica extremas. Esse sistema ocasionará, também, a circulação de ar em todo o campo de jogo durante condições de calor e umidade criadas pelo microclima interno do estádio. Outro diferencial do gramado do Beira-Rio será a manutenção da água no perfil drenante superior do solo em condições de estiagem.
Placares eletrônicos
A casa dos colorados agora é equipada com dois placares eletrônicos desenvolvidos pela Sony, com uma qualidade superior a exigida pela FIFA – a distância entre leds exigida pela entidade é 20 mm, e o placar instalado no Beira-Rio tem espaçamento entre leds de 16 mm, gerando uma melhor definição e qualidade de imagem. Cada telão tem 86m².
Dois placares eletrônicos de última tecnologia estão instalados no estádio
Iluminação
Para garantir uma iluminação de qualidade, principalmente nas questões de televisionamento, foram instalados 404 projetores EF 2000 de 2 mil watts de potência. O nível de iluminação do Beira-Rio terá características próxima à da luz do dia, tornando as cores mais vibrantes e sem sombras.

Sistema de iluminação garante qualidade ao espetáculo
Corredor de circulação
O estádio ganhou um anel circundando todo o estádio no 1º e no 5º andar, onde se encontram os bares e banheiros tornando a área uma grande área de confraternização e lazer. Os torcedores poderão se encontrar neste ambiente, antes e depois das partidas. Neste espaço há área de lazer, com bares e lancherias, bem como monitores (16 em cada nível) que exibem conteúdos pertinentes ao público. Tem uma área aproximada de 5100m².
Nesta circulação inferior tem:
22 pontos de alimentação, ocupando uma área total de 695,7 m².
8 núcleos de banheiros masculinos, ocupando uma área total de 649 m².
8 núcleos de banheiros femininos, ocupando uma área total de 648 m².
6 banheiros para portadores de necessidades especiais, ocupando uma área total de 18 m².
4 banheiros família, ocupando uma área total de 60 m².
No total tem 17 pontos de acessos à arquibancada inferior a partir da circulação do nível 1, totalizando uma área de 345 m².
Acesso ao setor inferior
Os torcedores da parte inferior do estádio vão ter acessos com uma lógica mais moderna. Antes o torcedor entrava no Beira-Rio na altura do primeiro degrau da arquibancada. Agora, o torcedor subirá uma pequena escada até o nível central da arquibancada, podendo se deslocar pra cima, pra baixo ou para os lados. Isso vai fazer com que se diminua a circulação na frente das pessoas que já estão sentadas.
Acesso ao setor superior
Os acessos não são mais exclusivos pelas rampas. O estádio e o edifício-garagem contam com 23 elevadores, além de 14 novas torres de escadas.
Acesso às áreas vip
O torcedor que estacionar no edifício-garagem conta com uma rampa coberta de acesso que sairá do edifício até o nível de acesso às áreas vip.
Evacuação rápida
Com oito portões de acesso no setor inferior, dois no superior e 14 novas torres de circulação, o Beira-Rio lotado poderá ser completamente evacuado em apenas oito minutos.
Bares
O Beira-Rio conta com 66 bares.
Lojas
São 44 módulos comerciais serão colocados à disposição dos lojistas para oferecer seus produtos aos torcedores. São cerca de 6000m² de área comercial para locação.
Área externa do Beira-Rio abrigará diversas lojas
Tecnologia
O estádio é todo controlado por 21 salas técnicas com equipamentos de ponta e rede IP de alta performance. O controle predial é feito todo do Centro de Controle e Comando de Operações que nele concentra os comandos de abertura de portões, temperatura de salas e ambientes, horários de acender as luzes, som, telão, catracas e o sistema de monitoramento que é capaz de identificar cada torcedor dentro do estádio.
Todo o estádio confortável
Com o estádio coberto e com cadeiras rebatíveis, de mesmo espaço em todos os setores, o Beira-Rio inteiro terá excelente conforto. Não haverá mais um lado que "seja mais ensolarado" ou "com mais espaço para as pernas", por exemplo.
Sanitários
A capacidade de sanitários para todos os públicos é quatro vezes maior hoje. O novo Beira-Rio terá 88 banheiros: 30 masculinos, 30 femininos, 15 infantis e 13 para pessoas com deficiência.
Estacionamento
Além das vagas existentes, o torcedor poderá usufruir de um novo edifício garagem localizado próximo à Avenida Beira-Rio, onde hoje estavam os campos suplementares do Clube. O edifício tem aproximadamente 3 mil novas vagas para o torcedor. Além disso, toda a área do atual estacionamento está sendo remodelada e terá capacidade para estacionar 2,1 mil veículos.
Passarela liga edifício garagem à Área VIP do estádio
O edifício garagem tem capacidade para aproximadamente 3 mil veículos, distribuídos em 3 pavimentos ( 2 cobertos e um descoberto). Conta com 6 elevadores para movimentação vertical de pessoas, e com uma passarela que liga direto ao longe vip do nível 3.
Cabines de imprensa
São 3 cabines de tv, 10 cabines de rádio e 60 posições para imprensa “convidada”. A área total é de 413 m².

> Novo Beira-Rio em números
Vestiário do Inter
Aquecimento: 115 m².
Vestiário: 145 m².
Rouparia: 45 m².
Banheiros, chuveiros hidromassagem e sauna = 104m².
Vestiário do visitante
Aquecimento: 90 m².
Vestiário: 131 m².
Rouparia: 47 m².
Banheiros, chuveiros, hidromassagem e sauna = 104 m².
Vestiário dos árbitros
Área total: 62 m².
Arquibancada inferior
São 27 degraus com uma inclinação de aproximadamente 17 graus.
Área: 11.276,00 m².
Acesso ao interior do estádio
Na parte inferior são 7 portões de acesso do público geral para a arquibancada inferior.
Para arquibancada superior continuam as 4 rampas de acesso.
O novo Beira Rio conta ainda com 14 escadas externas, totalizando uma área de 126,70 m² e também 17 elevadores.
No nível 1, voltada para a parte externa do estádio, são 44 lojas, totalizando 2874 m².
Arquibancada Superior
Circulação para público geral totaliza 6701 m² (fazendo toda circunferência do estádio).
Nesta circulação temos:
44 pontos de alimentação, totalizando 1094 m².
8 núcleos de sanitários masculinos totalizando 553 m².
8 núcleos de banheiros femininos totalizando 548 m².
4 núcleos de banheiros infantis totalizando 55,84 m².
Arquibancada superior com 22 degraus, mantendo a mesma inclinação anterior, ou seja, 23 graus.
Possui os mesmos 25 vomitórios que dão acesso da circulação para a arquibancada superior.
4 rampas de acesso para a arquibancada superior, totalizando 1790 m².
Lounge Vip/ Restaurante (Nível 3)
Tem uma área total de aproximadamente 763 m², conta com uma estrutura de sanitários exclusiva de aproximadamente 135 m².
Entrada da Área VIP 
Circulação técnica (Nível 3)
Tem aproximadamente 1280 m², que circula todo estádio.
Zona Mista
Área total de 484 m², mais sanitários exclusivos com uma área total de 50 m².
Sala de Conferência
Área total aproximadamente 250m², com 150 assentos mais lugares reservados para público PNE.
Visão do torcedor (distâncias)
Considerando um ponto localizado bem no meio do gramado em relação à primeira fila de cadeiras da arquibancada inferior, a distância é de aproximadamente 54m. Neste mesmo ponto no meio-campo, até o inicio da linha do campo lateral, tem-se aproximadamente 20m.
  • Na última fila de cadeiras da arquibancada inferior, tem-se uma distância de aproximadamente 76m até o meio de campo.
  • Da primeira fila de cadeiras da arquibancada inferior, tem-se uma distância de aproximadamente 9m até a bandeira do escanteio.
  • Da primeira fila de cadeiras da arquibancada superior, tem-se uma distância de aproximadamente 77,5m até meio de campo.
  • Da última fila de cadeiras da arquibancada superior, tem-se uma distância de aproximadamente 98m até o meio de campo.

Mapas
 
 
 
 
 
 
 
 



Inauguração do Gigante mais lindo do mundo

 06/04/2014
Inter vence Peñarol no Jogo Inaugural do Gigante
Grupo colorado no gramado do novo Beira-Rio (foto: Jefferson Bernardes/Agência Preview)
O Beira-Rio está oficialmente reinaugurado! Na tarde deste domingo, dia 6 de abril de 2014, data em que o Gigante completou 45 anos, o Jogo Inaugural entre Internacional e Peñarol celebrou a reabertura da remodelado estádio que será a sede gaúcha da Copa do Mundo. Sob o olhar de 50 mil torcedores, o time colorado venceu por 2 a 1, reeditando o placar de 1969 contra o Benfica. D'Alessandro marcou duas vezes. Rodriguez descontou.
No próxino domingo (13/4), o Inter volta a campo para lutar pelo tetracampeonato gaúcho contra o Grêmio. O primeiro clássico da final, na Arena, foi vencido por 2 a 1.
Peñarol, um velho conhecido
Assim como foi no Festival de Inauguração do Beira-Rio, o Inter voltou a enfrentar o Peñarol em um jogo festivo. Há 45 anos, no dia 13 de abril de 1969, o time colorado goleou os uruguaios por 4 a 0. Agora, no novíssimo e remodelado Gigante, o time de Abel Braga protagonizou a reinaguração oficial diante da tradicional equipe de Montevidéu. A curiosidade é que time carbonero que veio a Porto Alegre, com uma formação reserva, é treinado pelo ex-técnico do Inter Jorge Fossati, que participou da conquista do bicampeonato da América, em 2010.
Multicampeão Índio ganha homenagem
O time que iniciou o Jogo Inaugural teve Alan Patrick e Valdívia como novidades nas vagas de Jorge Henrique e Alex. Na zaga, Ernando atuou no lugar de Juan, que recupera-se de dores musculares. Na etapa final, diversas alterações foram feitas. A principal delas foi a entrada do zagueiro multicampeão Índio, homenageado pelas tantas conquistas que obteve com a camisa do Campeão de Tudo.
D'Alessandro e o golaço inaugural!
Quando a bola rolou, não poderia ser melhor para o Inter. Logo aos 4min, D'Alessandro partiu para cima da marcação, aplicou o 'La Boba' e sofreu falta nas proximidades da área. O próprio meia cobrou e acertou o ângulo esquerdo! A bola ainda bateu na trave antes de estufar a rede pela primeira vez neste histórico dia.
D'Alessandro emociounou-se ao marcar o primeiro gol do Jogo Inaugural
(foto: Vinícius Costa/Agência Preview)
Mais um, agora de pênalti
Só dava Inter para cima do Peñarol. Aos 14min, em boa trama do ataque colorado, Valdívia recebeu no interior da área e foi derrubado. Pênalti! Mais uma vez coube ao capitão D'Alessandro cobrar. E é claro que o camisa 10 converteu, batendo no canto esquerdo! 2 a 0.
Os uruguaios chegavam pouco ao ataque. Em rara investida, aos 22min, Pacheco isolou a bola em chute de dentro da área. O Colorado, por sua vez, era incisivo. Aos 26min, Alan Patrick fez lançamento para Valdívia, o garoto avançou pela esquerda, driblou o marcador e chutou para a defesa de Lerda.
O goleiro Dida trabalhou pela primeira vez somente aos 30min, ao espalmar para escanteio o chute de Raguso. Aos 32min, D'Alessandro alçou na área em cobrança de falta e Rafael Moura cabeceou sobre o gol, porém, em posição de impedimento. Aos 42min, Gilberto buscou Moura na área com passe rasteiro, mas Macaluso fez corte providencial.
Valdívia mostrou bom futebol contra os uruguaios (foto: Vinícius Costa/Agência Preview)
Mudanças na etapa final
No intervalo, ambos os times fizeram muitas modificações. No Inter, Cláudio Winck, Ygor, Alan Ruschel e Wellington Paulista entraram nos lugares de Gilberto, Alan Patrick, Fabrício e Valdívia. O Peñarol teve Lima, Silva e Rodriguez nas vagas de Albin, Raguso e Toledo.
O ritmo colorado não se alterou. Aos 7min, Wellington Paulista subiu com categoria e cabeceou por cima do gol. Aos 11min, Rafael Moura fez grande jogada e tocou por cima do goleiro, mas o árbitro Jean Pierre flagrou toque de mão do atacante a anulou o gol.
Aos 13min, o estádio ficou de pé para a entrada de Índio no lugar de Paulão. Sob aplausos dos colorados, o zagueiro recebeu a faixa de capitão das mãos de D'Alessandro.
Aos 14min, Jorge Henrique, que havia entrado no lugar de Aránguiz momentos antes, chutou perigosamente à direita do gol uruguaio. No lance seguinte, D'Alessandro cobrou falta e Lerda fez grande defesa para escanteio. O Inter pressionava na busca pelo terceiro gol. Aos 16min, Cláudio Winck cruzou com qualidade e Índio para fora. Quase!
Abel Braga promoveu mais mudanças, retirando Dida, Ernando, D'Alessandro e Rafael Moura e colocando Muriel, Alan, Eduardo Sasha e Murilo, respectivamente.
Peñarol desconta, mas festa está garantida
O Colorado rondava a área carbonera e esteve perto de ampliar. Aos 26min, Winck tentou duas vezes a conclusão no interior da área mas foi travado. Aos 30min, Fernandez descontou para o Peñarol. Prontamente, a torcida entoou o tradicional cântico: "Inter, estaremos Contigo!!!", mostrando toda sua força no novo Beira-Rio.
Torcida colorada lotou o Beira-Rio para assistir à vitória
(Jefferson Bernardes/Agência Pfreview)
Aos 37min, Winck fez jogada extraordinária, passando por quatro marcadores e tocou para o lado, mas a zaga afastou para escanteio. Aos 39min, Wellingon Paulista concluiu de cabeça à direita do gol. Quando o árbitro encerrou o jogo, o vice-presidente de futebol Marcelo Medeiros entregou uma taça comemorativa à reinauguração para o zagueiro. Com o troféu em mãos, os jogadores foram ao encontro da arquibancada para comemorar junto aos torcedores, que estavam em êxtase.
"Fico feliz por ter feito dois gols e ter feito parte desta história", disse D'Alessandro.
"Foi um jogo atípico hoje. O time titular não estava jogando uma Copa do Mundo, não entrou com a adrenalina no nível ideal. Mas valeu, enfrentamos uma equipe que tentou ganhar o jogo. E teve alguns momentos de rispidez", avaliou o técnico Abel Braga.
Ficha técnica:
Internacional (2): Dida (Muriel, aos 17min do 2º tempo); Gilberto (Cláudio Winck, intervalo)), Ernando (Alan, aos 23min do 2º tempo), Paulão (Índio, aos 13min do 2º tempo) e Fabrício (Alan Ruschel, intervalo); Willians (Gladestony, aos 18min do 2º tempo), Aránguiz (Jorge Henrique, aos 13min do 2º tempo), D’Alessandro (Eduardo Sasha, aos 21min do 2º tempo) e Alan Patrick (Ygor, intervalo; Thales, aos 40min do 2º tempo); Valdívia (Wellington Paulista) e Rafael Moura (Murilo, aos 21min do 2º tempo) Técnico Abel Braga.
Peñarol (1): Lerda (Gelpi); Macaluso, Bezerra e McMachen (Nuñez); Albin (Lima), Novick (Sandoval), Nandez (Medina), Raguso (Silva); J. Toledo (Rodriguez), Leyes e Tony Pacheco (Fernandez). Técnico: Jorge Fossati.
Gols: D'Alessandro (I), aos 4min do primeiro tempo, D'Alessandro (I), de pênalti, aos 15min do primeiro tempo, Rodriguez (P), aos 30min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fabrício, Paulão (I); Albin, Silva, Medina (P).
Arbitragem: Jean Pierre, auxiliado por Altemir Hausmann e Tatiana de Freitas.
Local: Beira-Rio.




Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10