quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Luciano Cunha se pronuncia sobre o boicote ao Doutrinador


Desculpem, mas lá vem textão... amanhã faz uma semana que postei aqui um desenho que fiz há 4 anos atrás, onde meu personagem O Doutrinador soca o ex-presidente e atual condenado Luís Inácio Lula da Silva. De lá pra cá uma espécie de "milícia virtual de esquerda" vem tentando (na linguagem deles) "denunciar, sabotar, boicotar" o meu trabalho como ilustrador/ autor de quadrinhos. Pra vocês terem uma ideia da criatividade (e da covardia e desonestidade) dessa gente, até já escreveram que faço parte de grupos armados de milícia aqui no RJ. É para matar de rir (ou de chorar)? Então, a essas pessoas e a outros que também se sentiram ultrajados com a imagem da semana passada, digo o seguinte: 1. Promover um boicote ao meu personagem vai ser um problema pra vocês: de 2014 até hoje, eu vendi cerca de 7 mil exemplares de gibis do Doutrinador. Contando com o cinema e os links piratas no You Tube (e mais os DVDs piratas por aí), mais de 1,6 milhão de pessoas viram o Doutrinador - e para seu desespero, perseguidor digital, 96% dos usuários do Google gostaram do filme (só dar um Google e confirmar). Não estou contando com aqueles que assistiram a série exibida no canal Space pois não tive acesso aos números finais da audiência, mas bastante gente também viu. Além disso, meu personagem virou boneco (em três versões), coleção de camisetas, deve virar um board game em breve e  foi indicado a vários prêmios no último Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Também foi O PRIMEIRO FILME LATINO a ser convidado a participar da Semana de Filmes de Ação na China, evento idealizado e mantido pelo astro Jackie Chan. Há também um fã-clube oficial, onde recebi os mais efusivos apoios. Enfim, caro boicotador virtual, você vai ter bastante trabalho pela frente para tentar fazer com que a próxima tiragem de gibis do meu personagem seja menor do que aquela que você jamais sonhará em publicar.  2. Dito isso, aos que se surpreenderam ou se indignaram com a imagem de Lula... ora, gente, vocês leram alguma edição do quadrinho? Viram o filme? O Doutrinador NASCEU combatendo a corrupção no sistema político brasileiro!! Onde vocês se esqueceram disso? Vocês esperavam qual posição do autor ao ver Lula da Silva livre nas ruas? Fogos? Champanhe? Festa? Houve atores e pessoas que participaram do filme me patrulhando... a estes, eu pergunto: você leu o quadrinho do filme que você participou? Você leu o roteiro do filme? Em qual parte existe a condecoração ou veneração a um condenado por corrupção e lavagem de dinheiro? Qual foi o seu nível de desatenção para não perceber que ali estava uma obra ANTI-CORRUPTOS??? 3. Por fim, eu nunca me preocupei em fazer parte de uma "elite cultural quadrinística" ou da " intelligentsia" do quadrinho nacional. Sempre fui um outsider, pelo simples fato de fazer "quadrinho de herói" - estilo que sempre foi malquisto pelos "moderninhos" e "descolados". Mas uma coisa, persecutor da web, eu te garanto: NADA disso que você faz vai melhorar a cena de quadrinhos no país, pelo contrário: trará mais ódio, desunião e empobrecimento do mercado como um todo! Porém, eu te afirmo: o melhor de se fazer sucesso com quase 50 anos é que a maturidade não te deixa cair em certas armadilhas - como a de tentar agradar todo mundo. Não preciso disso. Já deixei meu legado: meus filhos, quando crescerem, vão poder dizer aos amigos "Meu pai fez o primeiro filme de super-herói no Brasil." Isso É FATO e já está gravado na história do quadrinho nacional. FATO! Portanto, caros linchadores de esquerda - os verdadeiros fascistas virtuais - não me importo com seu boicote porque a minha missão já é outra. Eu já consegui o que você sonha para o seu quadrinho. Eu já fiz até um filme! A minha missão agora é lutar, todo dia, para que num futuro próximo meus filhos não estejam como vocês: presenciando e festejando a soltura do líder de um partido que assassinou um companheiro de legenda, se juntou ao crime organizado, ao narcotráfico mundial, surrupiou todos os cofres possíveis por onde passou, deu nosso dinheiro para ditadores facínoras ao redor do planeta e comprou ou se aliou a todos os políticos que sempre jurou combater para tentar ficar no poder para sempre - o que, convenhamos, é a coisa mais fascista e anti-democrática que conheço. Para finalizar, deixo uma frase atribuída ao eterno Winston Churchill, a quem você deve a sua liberdade de estar hoje digitando contra mim nas redes: “Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas”.   *Luciano Cunha*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10