segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Esporte Clube Cruzeiro (Rio Grande do Sul)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cruzeiro
CruzeiroPortoAlegre.png
NomeEsporte Clube Cruzeiro
AlcunhasLeão da Montanha
Estrelado
Torcedor/AdeptoCruzeirista
MascoteLeão
Fundação14 de julho de 1913(101 anos)
EstádioArena Cruzeiro
Capacidade16.000 pessoas
PresidenteBrasil Francisco Dornelles
TreinadorBrasil Luís Antônio Zaluar
PatrocinadorBrasil ClaroTranscal
Material esportivoBrasil [[Super Bolla]]
CompetiçãoRio Grande do Sul Campeonato Gaúcho
Rio Grande do Sul Copa FGF
RankingnacionalStraight Line Steady.svg 182º lugar, 153 pontos
WebsiteCruzeiropoa.com.br
Kit left arm cruzeiropoa1415h.pngKit body cruzeiropoa1415h.pngKit right arm cruzeiropoa1415h.png
Kit shorts cruzeiropoa1415h.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm cruzeiropoa1415a.pngKit body cruzeiropoa1415a.pngKit right arm cruzeiropoa1415a.png
Kit shorts cruzeiropoa1415a.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar
Esporte Clube Cruzeiro é um clube brasileiro de futebol,fundado em Porto Alegre em 1913 e sediado atualmente em Cachoeirinha, onde está em fase final a construção de seu novo estádio, cidade para onde se mudou oficialmente em 2013 justamente ao completar 100 anos de idade. Foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, no ano de 1953. Foi Campeão do Estado em 1929 e Campeão da Série B do Campeonato Gaúcho em 2010. Em 1960 conquistou o título do Torneio da Páscoa na Alemanha, o primeiro título intercontinental do futebol gaúcho, derrotando o Bayern e o Dinamo neste torneio. Precedendo em 8 anos a criação do Cruzeiro de MG, o Cruzeiro RS se distingue também pelo tradicional uniforme com listras em azul e branco verticais, tal como o seu escudo com raios brancos alternados com faixas azuis, tal como raios de luz emanados de suas estrelas. (No link - Os novos uniformes lançados em 2014, com as listras tradicionais no uniforme titular, ou todo em azul no uniforme reserva: http://www.superbolla.com.br/loja/busca?termo=Cruzeiro)

História[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

O Cruzeiro foi fundado no dia 14 de julho de 1913, em Porto Alegre. Uma agremiação que desbravou o mundo e originou as categorias de base no Rio Grande do Sul. Inicialmente, fora sugerido o nome de 14 de Julho para o novo clube, devido ao dia de sua fundação. Porém, um dos fundadores sugeriu que se chamasse Cruzeiro.
O primeiro estádio do clube foi a Vila Cruzeiro, que estava localizada na Estrada do Mato Grosso (atual Avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon). Em 1920 mudou-se para o Caminho do Meio, estádio onde ficou durante 18 anos. No ano de 1929, depois de ter vencido o Citadinopor duas vezes (1918 e 1921), conquistou o Estado na sua primeira participação na fase final do estadual. O Campeonato Gaúcho ainda não havia sido criado em 1918 e, em 1921, o representante da capital no torneio foi o Grêmio, campeão da Associação Portoalegrense de Futebol (APAF), liga dissidente existente nos anos 1920.
O Cruzeiro teve na sua história altos e baixos. Nos primeiros cinquenta anos de sua existência, foi um clube que incomodava os grandes times, chegando a ser reconhecido como a terceira força do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Internacional e Grêmio, tradição pela qual chegou a ser convidado a participar do Campeonato Brasileiro na década de 70 juntamente com a dupla Gre-nal, convite que a CBD (nome da CBF na época) chegou a fazer, mas depois voltou atrás.

Estádio da Montanha e Excursões à Europa[editar | editar código-fonte]

Na década de 1940, o clube faz seu grande esforço de crescimento. Em 7 de março de 1941, o Cruzeiro inaugurou o Estádio da Montanha, no bairro Medianeira. Na estreia, derrotou o São Paulo por 1 a 0, gol de Gervásio, diante de mais de 20.000 pessoas. Quando da sua inauguração, era o maior estádio da cidade1 . Em 1944 contratou o técnico húngaro Emerich Hirschl, que trouxe consigo a famosa dupla de atacantes italianos Enrique Flamini e Alejandro José Lombardini, que já haviam atuado pela seleção nacional e haviam atuado na Argentina e naLazio, da Itália.1 Antigos dirigentes do clube costumavam dizer que, se o Internacional não estivesse em uma fase tão boa na primeira metade dos anos 1940, talvez hoje o Cruzeiro fosse um terceiro time grande na cidade.1
Leão mascote do Cruzeiro.
Outro período áureo foi o pioneirismo gaúcho em excursões para a Europa1 , Ásia e Oriente Médio, na virada do ano de 1953 para 1954. Depois de 11 dias viajando de navio, jogaram contra times considerados grandes, como Real Madrid (segurou o empate em 0 a 0)1 , LazioFenerbahçeBeşiktaş eGalatasaray, além da Seleção de Israel (foi o primeiro time brasileiro a jogar em Israel) e da Seleção da Turquia. O clube teve resultados positivos. Jogou 15 partidas, venceu sete, empatou quatro e perdeu outras quatro, marcando 28 e sofrendo 20 gols; o aproveitamento percentual foi de 55,55%. A excursão foi tão capacitada que o clube voltou no ano de 1960 à terra dos desbravadores. Nesta viagem, jogou contra times como SevillaSpVgg Bayern Hof (da 1ª divisão alemã, antes da criação da Bundesliga), Dínamo de Zagreb e outros, além de seleções como TchecoslováquiaSeleção Olímpica da Dinamarca e Bulgária. E voltou com um aproveitamento parecido, de 54,16%, jogando 24 partidas, com 11 vitórias, seis empates e sete derrotas, marcando 39 gols e sofrendo 35. Nesta campanha, conseguiu um título, o Torneio de Páscoa de Berlimum campeonato importante para a época[carece de fontes], o primeiro título intercontinental de futebol de um clube gaúcho, derrotando o Bayern de Munique na final. Para exemplificar como a segunda excursão foi satisfatória, os dirigentes do dinamarquês Randers FC, um dos adversários na excursão, enviaram uma carta ao Cruzeiro onde eles afirmavam que nunca iam esquecer do time que os tinha derrotado.
Além desses títulos, o Cruzeiro conta na sua galeria com o primeiro Torneio Internacional de Páscoa de Mar del Plata, na Argentina, em 1961, e sagrou-se o primeiro Campeão da Copa Governador do Estado do Rio Grande do Sul, em 1970.

Venda do Estádio da Montanha, decadência e recesso[editar | editar código-fonte]

A decadência do clube começou no final da década de 1960, quando o presidente Rafael Peres Borges vendeu o Estádio da Montanha para a construção do Cemitério Ecumênico João XXIII. O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu no dia 8 de novembro de 1970, com vitória por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai. Muitos torcedores deixaram o local chorando.1 Nadécada de 1970, o clube construiu o Estádio Estrelão, no final da Avenida Protásio Alves, atualmente Jardim Carvalho. Inaugurado em abril de 1977, o Estrelão foi a casa do Cruzeiro até2012. Em 1979, o futebol profissional do clube entrou em recesso, só voltando em 1991.

Ressurgimento e estádio em Cachoeirinha[editar | editar código-fonte]

Em 2008, o Cruzeiro disputou duas competições: a Segunda Divisão Gaúcha e a Copa FGF. Na primeira, o Cruzeiro fez uma boa campanha na primeira fase, com 15 pontos em 10 jogos. Entretanto, na segunda fase, o time da capital decepcionou e não ganhou nenhum jogo dos quatorze disputados, ficando na lanterna da chave. Neste mesmo ano, nas categorias de base, o clube chegou à final do Campeonato Gaúcho de Juniores, sendo derrotado pelo Internacional por 3 a 2 no placar agregado (2-0 e 0-3). Na Copa Lupi Martins, o Cruzeiro conseguiu se classificar à segunda fase, fazendo 20 pontos em 16 jogos e ficando em quinto do grupo; nas oitavas-de-final, entretanto, foi eliminado pelo Novo Hamburgo, com o placar agregado de 4 a 1 (1-1 e 3-1). Neste mesmo ano, o Cruzeiro foi vice-campeão Estadual Sub-20, após eliminar Grêmio e Caxias nas fases de mata-mata. Na decisão, contra o Internacional, ganhou a primeira partida por 2 a 0, mas perdeu a segunda por 3 a 0 no Beira-Rio. Em 2009, o Cruzeiro foi eliminado na segunda fase do Estadual da Série B. Na Copa FGF foi eliminado pelo Rio Grande nas quartas-de-final, e no Estadual Sub-20 terminou na quinta colocação.
Em 16 de junho de 2010, após vencer o Brasil de Farroupilha por 3 a 2 no Estádio Estrelão, o Cruzeiro conseguiu o acesso para a Primeira Divisão Gaúcha depois de 32 anos. Em 27 de junho, o Cruzeiro venceu o Lajeadense por 3 a 0 e sagrou-se Campeão da Série B do Campeonato Gaúcho.2
Maquete da Arena Cruzeiro .
Em 30 de julho de 2010, o Cruzeiro negociou a área de seu estádio. Em permuta, o clube comprou uma área de sete hectares no Pólo Industrial de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, onde está sendo construído o novo estádio. Ele terá o formato de arena, com 16 mil lugares, nos padrões exigidos pela FIFA, credenciando o município a ser a sede de treinamento para as seleções que vão disputar a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil. Além do estádio, o Cruzeiro está construindo um Centro de Treinamento e a sua nova sede social e administrativa em Cachoeirinha. No Campeonato Gaúcho de Futebol de 2011, o clube ainda mandou os seus jogos no Estrelão. No Gauchão de 2012, o Cruzeiro ainda jogou no Estrelão. O novo estádio seria inaugurado em 2014, mas com a árdua luta para obter recursos e manter o projeto original as obras passaram a ser previstas para serem concluídas no início de 2015, a tempo de jogar o Gauchão no seu estádio a partir de fevereiro de 2015.3 4
No Gauchão de 2011, o Cruzeiro começou ganhando do Internacional por 1 a 0 no dia 16 de janeiro. O clube chegou às semifinais da Taça Piratini de 2011, primeiro turno do Estadual. Após ter passado pelo Internacional nas quartas-de-final, com um empate em 1 a 1 e a vitória nos pênaltis em pleno Beira-Rio, acabou sendo eliminado pelo Grêmio no estádio Olímpico. No segundo turno, a Taça Farroupilha de 2011, o Cruzeiro chegou novamente nas semifinais. Na classificação geral do campeonato, o Cruzeiro ficou com a quarta melhor campanha e obteve a classificação para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, retornando a uma competição nacional após 43 anos.4 5 A única disputa oficial interestadual do clube estrelado até então havia sido o Torneio Gaúcho Qualificatório ao Torneio Centro-Sul de 1968, apesar do clube ter sido eliminado ainda na fase estadual do certame.
Entretanto, a participação na Série D acabou logo, com o clube sendo eliminado antes do fim da primeira fase. Na competição, o Cruzeiro mandou seus jogos no Estádio Passo D'Areia, pertencente ao São José-RS, em Porto Alegre.
Adidas, uma das empresas que já foi fornecedora de material esportivo do Cruzeiro, atualmente em contrato com a Super Bolla, sendo o primeiro clube do sul de sua nova fornecedora

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O Cruzeiro foi o segundo clube do mundo a ter sua camiseta usada em uma Copa do Mundo de Futebol. Isto ocorreu em 1950, na partida entreMéxico e Suíça, disputada em Porto Alegre. Ambas seleções tinham fardamentos vermelhos e era preciso distingui-los. Os mexicanos jogaram listrados de azul e branco e a Suíça venceu por 2 a 1. O primeiro clube foi o Napoli, em 1934, cedendo seu uniforme para a Áustria no duelo contra a Alemanha. 6 7
  • Campeão de tudo
Em relação aos principais esportes coletivos (futebol, basquete, futebol de salão e vôlei), o Cruzeiro é o único clube do Rio Grande do Sul a ter se sagrado campeão estadual em todas estas modalidades.
  • O cantor Diogo Nogueira foi jogador do clube na sua tentativa de se tornar jogador profissional. O escritor Moacyr Scliar se manteve declaradamente torcedor cruzeirista mesmo durante as décadas em que o clube esteve afastado da primeira divisão. Antes de sua morte, Scliar ainda pode saudar o retorno do time à elite do Campeonato Gaúcho em 2011, com a crônica "A volta do Cruzeiro", publicada no jornal Zero Hora.
  • O Cruzeiro foi o primeiro clube brasileiro a vencer o Grêmio na Arena do Grêmio, em 28 de março de 2013, pelo placar de 2 x 1. Ao retornar ao Campeonato Gaúcho em 2011, o Cruzeiro voltou vencendo ao Internacional por 1 x 0 e nas quartas-de-final, e eliminou o Inter, causando o fechamento do chamado "Inter B" que usava jovens das categorias de base para preservar os titulares no Campeonato Gaúcho. 8 .
  • O Cruzeiro também tem a simpatia do criador da camiseta canarinho da Seleção Brasileira, Aldyr Schlee (que venceu o concurso nacional a partir do qual a seleção passou a usar o uniforme amarelo com calções azuis), cujo hobby é jogar futebol de botão, sendo que os seus botões estampam o time do "Cruzeiro de Porto Alegre", conforme reportagem de revista nacional.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Internacionais
CompetiçãoTítulosTemporadas
AlemanhaCopa da Páscoa11960
ArgentinaTorneio Internacional de Páscoa de Mar del Plata11961
Estaduais
CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio Grande do SulCampeonato Gaúcho de Futebol11929
Rio Grande do SulCampeonato Gaúcho de Futebol - Segunda Divisão12010
Rio Grande do SulCopa Governador do Estado11970
Porto Alegre (RS) - Brasao.pngCampeonato Citadino de Porto Alegre31918,1921 e 1929
Porto Alegre (RS) - Brasao.pngTorneio Triangular de Porto Alegre11943
Porto Alegre (RS) - Brasao.pngTaça Cidade de Porto Alegre11947
Porto Alegre (RS) - Brasao.pngTorneio Extra da Cidade de Porto Alegre11943
Porto Alegre (RS) - Brasao.pngTorneio Início de Porto Alegre31943,1951 e 1962
Participações na Serie A do Gauchão
CompetiçãoTítulosTemporadas
Rio Grande do SulParticipações no Gauchão Serie AParticipações1961196219631964196519681969197019711972197319761977197819792011,20122013 e 2014

Basquete[editar | editar código-fonte]

Primeiro clube gaúcho a disputar a Taça Brasil de Basquete em 1968, disputando novamente em 1969, 1970 e 1972.
* Federação Atlética do Rio Grande do Sul - FARGS.
** Federação Gaúcha de Basketball - FGB.

Futebol de Salão[editar | editar código-fonte]

Cruzeiro/Afusca, obtendo o acesso para a primeira divisão do Futsal Gaúcho em 2012.

Vôlei[editar | editar código-fonte]

    • Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho de Vôlei: 1 vez — 1972
O Cruzeiro também já conquistou títulos estaduais no atletismo, no boxe e em 2011 foi Campeão da Copa Gaúcho de Futebol Sete, competição oficial da Federação Gaúcha de Futebol Sete.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
Brasil Douglas
Brasil Fábio Rampi
Brasil Max
Brasil Rodrigo Pigatto
Defensores
JogadorPos.
Brasil Sandro MüllerZ
Brasil CláudioZ
Brasil Léo CariocaZ
Brasil ÍcaroZ
Brasil Márcio LimaLD
Brasil TingaLD
Brasil FaíscaLE
Brasil EduardoLE
Meio-campistas
JogadorPos.
Brasil AlmirV
Brasil Carlos EduardoV
Brasil Matheus FoguinhoV
Brasil AbudaV
Brasil Alberto PiauíV
Brasil Giovani FaveroV
Brasil HeltonV
Brasil Júlio Cézar AbúM
Brasil Jean PauloM
Brasil Thiago BentoM
Brasil JorterM
Atacantes
Jogador
Brasil Maxwall
Brasil Jô
Brasil Derlei
Brasil Gavião
Brasil Welder
Comissão técnica
NomePos.
Brasil Ben HurT
Brasil Rafael DiasPF
Brasil ToninhoTG

Confrontos Históricos[editar | editar código-fonte]

Excursões Internacionais
CRUZEIRO 0 x 0 REAL MADRID (ESPANHA) 8 de novembro de 1953 - Madrid / Espanha
CRUZEIRO 0 x 4 TOULOUSE (FRANÇA) 11 de novembro de 1953 - Toulouse / França
CRUZEIRO 6 x 2 LAUSANNE (SUÍÇA) - 22 de novembro de 1953 - Lausanne / Suíça
CRUZEIRO 0 x 0 TORINO (ITÁLIA) 25 de novembro de 1953 - Turim / Itália
CRUZEIRO 0 x 0 LAZIO (ITÁLIA) 02 de dezembro de 1953 - Roma / Itália
CRUZEIRO 2 x 1 MACCABI TEL AVIV (ISRAEL) 08 de dezembro de 1953 - Tel Aviv / Israel
  • primeiro jogo de um clube brasileiro em Israel
CRUZEIRO 1 x 0 MACCABI PETAH TIKVA (ISRAEL) 11 de dezembro de 1953 - Petah Tikva / Israel
CRUZEIRO 5 x 0 HAPOEL HAIFA (ISRAEL) 15 de dezembro de 1953 - Haifa / Israel
CRUZEIRO 0 x 0 SELEÇÃO DE ISRAEL 17 de dezembro de 1953 - Tel Aviv / Israel
CRUZEIRO 0 x 2 BESIKTAS (TURQUIA) 19 de dezembro de 1953 - Istambul / Turquia
CRUZEIRO 1 x 2 SELEÇÃO DA TURQUIA 20 de dezembro de 1953 - Istambul / Turquia
CRUZEIRO 2 x 5 FENERBAHCE (TURQUIA) 24 de dezembro de 1953 - Ankara / Turquia
CRUZEIRO 3 x 2 GALATASARAY (TURQUIA) 27 de dezembro de 1953 - Ankara / Turquia
CRUZEIRO 4 x 2 ESPAÑOL (ESPANHA) 03 de janeiro de 1954 - Barcelona / Espanha
CRUZEIRO 2 x 0 ESPAÑOL (ESPANHA) 06 de janeiro de 1954 - Barcelona / Espanha
SEGUNDA EXCURSÃO DO ESPORTE CLUBE CRUZEIRO(RS) À EUROPA EM 1960
CRUZEIRO 0 x 2 SELEÇÃO DA BULGÁRIA 26 de março de 1960 - Sofia / Bulgária
CRUZEIRO 1 x 1 DOUNAV RUSSE (BULGÁRIA) 27 de março de 1960 - Russe / Bulgária
CRUZEIRO 3 x 0 CARINTHIA (ÁUSTRIA) 30 de março de 1960 - Klagenfurt / Áustria
CRUZEIRO 0 x 2 DÍNAMO ZAGREB (IUGOSLÁVIA) 06 de abril de 1960 - Zagreb / Iugoslávia
CRUZEIRO 3 x 2 RIJEKA (IUGOSLÁVIA) 10 de abril de 1960 - Belgrado / Iugoslávia
CRUZEIRO 1 x 0 BAYERN (ALEMANHA OCIDENTAL) 14 de abril de 1960 - LOCAL: Hoff / Alemanha Ocidental
CRUZEIRO 1 x 0 VORWAERTS BERLIN (ALEMANHA ORIENTAL) 16 de abril de 1960 - Berlin / Alemanha Oriental
CRUZEIRO 1 x 1 DINANO BERLIN (ALEMANHA ORIENTAL) 17 de abril de 1960 - Berlin / Alemanha Oriental
  • Campeão do Torneio da Páscoa de 1960
CRUZEIRO 1 x 1 EMPAR ROSTOCK (ALEMANHA ORIENTAL) 18 de abril de 1960 - Rostock / Alemanha Oriental
CRUZEIRO 1 x 1 ALEMANNIA AACHEN (ALEMANHA OCIDENTAL) 20 de abril de 1960 - Aachen / Alemanha Ocidental
CRUZEIRO 2 x 4 STANDART LIÉGE (BÉLGICA) 23 de abril de 1960 - Liége / Bélgica
CRUZEIRO 0 x 3 SEVILLA (ESPANHA) 27 de abril de 1960 - Sevilla / Espanha
CRUZEIRO 4 x 3 FIGUERAS (ESPANHA) 03 de maio de 1960 - Figueras / Espanha
CRUZEIRO 2 X 4 ESPAÑOL DE BARCELONA (ESPANHA) 05 de maio de 1960 - Figueras / Espanha
  • Vice-Campeão do Torneio de Figueras
CRUZEIRO 6 x 2 ATLÉTICO BALEARES (ESPANHA) 15 de maio de 1960 - Palma de Mallorca / Espanha
CRUZEIRO 2 x 1 LIMOGES (FRANÇA) 17 de maio de 1960 - Limoges / França
CRUZEIRO 0 x 0 ANDERLECHT (BÉLGICA) 19 de maio de 1960 - Bruxelas / Bélgica
CRUZEIRO 0 x 0 CH BRATISLAVA (TCHECOSLOVÁQUIA) 25 de maio de 1960 - Bratislava / Tchecoslováquia
CRUZEIRO 1 x 2 SLOVAN BRATISLAVA (TCHECOLSOVÁQUIA) 27 de maio de 1960 - Bratislava / Tchecoslováquia
CRUZEIRO 2 x 1 HELSINGBORG (SUÉCIA) 28 de maio de 1960 - Helsingborg / Suécia
CRUZEIRO 3 x 2 ALLIANCE (DINAMARCA) 31 de maio de 1960 - Copenhague / Dinamarca
CRUZEIRO 4 x 3 RANDERS FREJA (DINAMARCA) 02 de junho de 1960 - Randers / Dinamarca
CRUZEIRO 3 x 2 VVV VENLO (HOLANDA) 06 de junho de 1960 - Venlo / Holanda
CRUZEIRO 0 x 2 VFL OSNABRUCK (ALEMANHA OCIDENTAL) 11 de junho d 1960 - Osnabruck / Alemanha Ocidental
Fonte: Resgate Cruzeirista
Em dezembro de 1960 o Cruzeiro realizou três jogos na Argentina, retornando ao país vizinha para uma excursão de nove partidas em março de 1961. Entre dezembro de 1961 e janeiro de 1962 o Cruzeiro realizou uma excursão com 9 jogos na América Central e dois na Colômbia. Além destas giras, o Cruzeiro também realizou alguns amistosos isolados no Uruguai e na Argentina e recebeu diversas visitas internacionais para amistosos em Porto Alegre entre 1920 e 1970.
PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS
Confrontos
Itália Lazio
Turquia Fenerbahçe
Turquia Beşiktaş
Turquia Galatasaray
Israel Seleção Israelense de Futebol
Espanha Real Madrid
Turquia Seleção Turca de Futebol
Espanha Sevilla
Alemanha Bayern Hof
Croácia Dínamo Zagreb
Tchecoslováquia Seleção Tchecoslovaca de Futebol
Dinamarca Seleção Dinamarquesa de Futebol
Dinamarca Randers FC
Uruguai Liverpool Fútbol Club

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

  • Posição: 182º
  • Pontuação: 153 pontos
Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Torcidas organizadas[editar | editar código-fonte]

  • Barra Cruzeirista
  • Nação Independente Cruzeirista

Ver também[editar | editar código-fonte]


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem em destaque

    Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10