No cap 2 do evangelho de Mateus posso ver claramente 3 coisas:
1) O Messias era dos judeus e para os judeus. Mas também era para toda a humanidade. Pagãos receberam a vinda do Messias de braços abertos. Seu povo não. Eles eram astrólogos. As traduções em português em geral escondem isso por causa da demonização de tudo que não for judaico cristão. No entanto o Criador não está preso em uma caixinha. Ele se dá a conhecer a quem quiser.
2) Desde a encarnação do machiach os judeus queriam mata-lo. Mesmo sendo um bebê de colo a elite religiosa e política já queria o seu fim. Não mudou muita coisa. Todo aquele que ensine o evangelho simples, será perseguido.
3) A igreja híbrida da era moderna é uma igreja mística que espera o sobrenatural para tomar as mínimas decisões de sua vida. A igreja moderna ritualiza e cerimonializa tudo que aconteceu nos evangelhos e em Atos dos apóstolos na esperança de reproduzir a mesma ação divina dos tempos apostólicos. Lógico que não são todos os cristãos que agem dessa forma mística e privilegista. Mas é uma parcela vultuosa. Mais da metade arrisco dizer. Para esses a revelação contida nas Escrituras nunca será suficiente. É preciso ter um arrebatamento, transe ou catarse para ser divino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário