sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Mateus 5,6 e 7 em 3 traduções: Bocodex, NTLH e King James


O primeiro ensino publico do Messias é nitroglicerina pura. Pela primeira vez em seu ministério, Jesus bate diretamente de frente com a elite religiosa do seu tempo. Basicamente ele diz o seguinte: "Na religião vcs aprenderam tudo errado. Vou ensinar o certo!". Não é nada fácil para os líderes religiosos ouvirem isso. Aqui o professor Akel contextualiza falando das denominações religiosas de hoje. Para que vc entenda que os citados no texto original pertenciam a religião dominante da época entre os judeus. É um recurso comumente usado quando a tradução é feita por equivalência formal e não verbal. Também para que se perceba que estrutura eclesiástica é sempre estrutura eclesiástica. Independentemente da denominação que se dá o comportamento das estruturas é o mesmo. Hoje o Cristo seria chamado de bode, desviado, carnal, etc. Ou vc tem dúvida que o Cristo bateria duramente na estrutura religiosa de hoje?
Hoje a qualidade das imagens não está das melhores, tempo nublado, tive de usar o flash. Mas faça esse estudo com sua Bíblia. No ensino Jesus fala da essência de todas as coisas. A religião vê o pecado nas coisas e costumes. O espiritual sabe que o pecado está nele. O religioso vê o pecado como uma energia mística, uma força externa, algo fora dele. O espiritual sabe que são suas más decisões e atitudes que o fazem errar em suas escolhas e o levam a pecar. E o padrão do Cristo sobre todas as coisas é bem elevado. Muito superior ao ensinado pela religião. Esse ensino nos mostra claramente que não basta "sentir" arrependimento. É necessário mudar de atitude. Só assim é possível chegar ao Reino. 
Algumas observações interessantes:
1) Tem na Bocodex o esclarecimento sobre as duas versões existentes da oração que Jesus ensinou. Conhecida como Pai Nosso entre os que rezam. Uma versão aramaica, a lingua falada por Cristo e seus discípulos e uma versão grega. Ambas tem algumas diferenças. A totalidade das Bíblias adota a versão grega. Veja as diferenças de ambas.
2) O Messias aborda vários assuntos desmistificando o que era ensinado, e tornando claro e orgânico. Praticável. Resumindo em uma frase o espirito da Lei: "Trata as outras pessoas, como tu queres ser tratado". 
3) Importante ter em mente que algumas coisas ensinadas ali são bem específicas aos judeus e seus costumes. São impraticáveis hoje? Não. Mas é preciso contextualização. Quais? no futuro farei um texto esmiuçando. Mas tenha em mente o seguinte: Estudar os evangelhos e as cartas apostólicas é a obra de uma vida. Compreender as Escrituras não é uma receita de bolo. Não existe resposta pronta. Para maiores esclarecimentos veja sempre os vídeos anexos aos textos. Eles sim são bem detalhados. 
4) Pessoalmente me agrada mais a linguagem utilizada na NTLH. A King James me parece uma versão muito rebuscada. Por sua vez a Bocodex se preocupa mais em contextualizar as outras duas que ser uma tradução por si mesma. 
5) Faço nesses comentários uma análise textual. Mas em caráter devocional e espiritual me parece que o principal problema da cristandade denominacional hoje é em sua maioria o seu forte materialismo e amor ao dinheiro, à riqueza, ao status, ao luxo, à ostentação. Penso que esse hoje é o maior pecado da igreja. 

É isso aí amigos. Espero ter ajudado com o texto, as fotos das traduções e o vídeo ter contribuído com sua busca de evolução. Mas nada substitui o estudo próprio e diligente das Escrituras. Ler sobre a Bíblia nos traz conhecimento. Ler a Bíblia, principalmente o Novo Testamento, nos torna melhores pessoas. Pra que precisamos de algo além dos ensinos de Jesus Cristo? Até o capítulo 8 de Mateus. Lembre-se: O Criador encarnado não pediu sacríficios. Pediu misericórdia.          





Uma observação sobre oração: Sabem o que observo nas orações nos templos? Parece que nas orações publicas querem ensinar a Deus. Dizem o que Ele tem de fazer. Dizem como Ele tem de fazer. Dizem quando Ele tem de fazer. E até determinam coisas a Ele. Pergunto: Quem serve quem? Outras orações parecem pregações. Ensinam a bíblia pra Deus. Leia o que Jesus ensinou aqui sobre oração e responda: As religiões estão orando corretamente?   






















2 comentários:

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10