segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Grêmio de 2015 será mais alto e mais forte do que o de 2014



Plano de Felipão é ter time que alie técnica e imposição física

29/12/2014 | 06h04
Grêmio de 2015 será mais alto e mais forte do que o de 2014 Montagem sobre fotos/Agência RBS
Pedro Geromel (à esq.), com 1m93cm, e Marcelo Oliveira, 1m83cm, ajudam a aumentar a altura média do time tricolor para 2015Foto: Montagem sobre fotos / Agência RBS
Mais alto, competitivo e coletivo. A partir de 2015, Felipão pretende incorporar ainda com mais força esses três conceitos ao time do Grêmio. A permanência dePedro Geromel, 1m93cm, e a contratação de Marcelo Oliveira, 1m83cm, auxiliam o técnico a compor um grupo com essas características.
Felipão segue fiel ao modelo vencedor empregado por ele nos anos 1990, época da conquista de títulos como a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Brasileirão de 1996. O Grêmio daqueles anos aliava técnica e imposição física, encantava o país e fazia se render até mesmo os defensores mais radicais do chamado futebol-arte. Incomodava tanto que chegou a ser considerado o time mais violento do país.
— Claro que é impossível repetir aquele time. Mas o conceito é o mesmo. É apenas uma questão de buscar as peças — observa o presidente Romildo Bolzan Júnior.
A maior estatura dos jogadores não determinará uma renúncia à técnica, garante o dirigente. Bolzan aponta como modelo ideal uma equipe com pelo menos oito jogadores de perfil solidário, que respaldem outros três de maior brilhantismo. No Grêmio do próximo ano, a missão de criar ficará com Douglas, Giuliano e Luan.
O executivo de futebol Rui Costa agrega a versatilidade como outra característica dos jogadores escolhidos para o próximo ano.
— É claro que altura e força ajudam. Mas é importante ser versátil. Felipão sempre teve jogadores com esse perfil — destaca.
Embora valorize jogadores de maior estatura, Rui Costa não esquece de destacar o baixinho Ramiro. Com apenas 1m69cm, o volante terminou o ano como titular absoluto e nada indica que essa realidade se altere no modelo que Felipão irá implantar em 2015. 
As mudanças, até agora
Por enquanto, a fotografia do time irá se alterar com:
— A troca de Pará, de 1m73cm, por Matías Rodriguez, 1m75cm.
— Zé Roberto, 1m76cm, por Marcelo Oliveira, 1m83cm.
— No ataque, o baixinho Dudu (1m67cm), acertado com o Corinthians, terá sua função desempenhada por Luan (1m80cm) ou Everton (1m74cm).

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10