Diego Aguirre teve papel fundamental na conquista do 44º título estadual
Foi uma conquista que teve a 'mão do treinador', como se costuma dizer no jargão do futebol. Diego Aguirre utilizou praticamente todos os jogadores do grupo, sem repetir uma escalação, e experimentou diferentes formações ao longo do campeonato até encontrar a base de esquema ideal. Dessa maneira, manteve todos os atletas sempre motivados e prontos para ajudar a equipe quando requisitados. Desde que chegou ao Beira-Rio, o técnico uruguaio sempre deu oportunidade aos 'pratas da casa', que acabaram desempenhando papel de destaque na campanha do pentacampeonato.
Jogador do Inter no final da década de 1980, Aguirre conquistou o seu primeiro título como treinador do Clube logo no seu primeiro campeonato. E foi um título histórico, já que a última vez que um estrangeiro havia comandado o Colorado em uma conquista de taça havia sido no Gauchão de 1950, com o argentino Alfredo González. Nos 106 anos de história do Inter, além de Aguirre, outros 12 técnicos de fora do país estiveram na casamata, dos quais apenas três foram campeões. O primeiro deles também foi um uruguaio, Ricardo Diéz, comandante do time no Estadual de 1942. Na sequência, o argentinos Carlos Volante foi bicampeão gaúcho, em 1947 e 1948.
Na festa do penta, após o 2 a 1 sobre o Grêmio, a torcida gritou "Aguirre, Aguirre!!", reconhecendo o bom trabalho do técnico. "Ganhamos porque merecemos. Quero agradecer a torcida, pois toda a hora senti o apoio o tempo todo. Era muito importante para mim ganhar hoje", disse Aguirre na entrevista coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário