domingo, 26 de maio de 2019

Igreja Livre: Como era a igreja pura de Cristo?






Me encanta ler no Novo Testamento, os quatro evangelhos porque contém os ensinamentos de Yeshua, o Messias e depois o livro de Atos dos Apóstolos onde é registrado o nascimento da Igreja de Cristo. Foi a leitura deste livro que me abriu os olhos para o engano vivido, por ambição, preguiça ou omissão pelas igrejas do sistema. Simplesmente basta uma comparação bem simples, para entendermos do que estou falando. A igreja dos 3 primeiros séculos da era cristã, tinha uma forma de vida bem simples. Se encontravam alguém com fome, davam comida. Seguiam o exemplo do Mestre. Toda vez que alguém não podia providenciar o próprio alimento, eles o alimentavam. Se tinha sede, lhe davam bebida. Se estava nu, o vestiam. Se tinha dores ou enfermidades, oravam para que fosse curado. E a todos era ensinado o Caminho ensinado e trilhado por Jesus. Muitas pessoas quando lêem Atos dos Apóstolos parecem estar lendo fábulas. Não conseguem enxergar que ali está o padrão de Cristo para a sua igreja. E assim foi até que por volta de 316 depois de Cristo, o imperador romano Constantino deu a luz a uma hidra de muitas cabeças chamada Cristianismo. A partir dali foi misturado no caldeirão uma pitada de paganismo, uma xícara de judaísmo e muitos pedaços de todos os ismos integrantes do império. No entanto quero me deter nas práticas dos primeiros cristãos. Os puros.
Vamos levantar alguns questionamentos: os cristãos dos primeiros 3 séculos, construíam templos para se reunirem? Não. Se reuniam no pátio do templo, nas casas, nas praças, em épocas de perseguição até em catacumbas. Ocupavam todos os lugares públicos que podiam. Os primeiros cristãos dizimavam em algum templo? Não.  Em nenhum texto dos Atos, nas cartas apostólicas os primeiros cristãos são instruídos a dizimarem. Então o que eles faziam? Guardavam todo o dinheiro só para si? Não. Ofertavam, muitas vezes valores bem mais altos que o dízimo, e ajudavam os pobres da igreja e depois os pobres do mundo. Tinham eles corais, erguiam altares, construíam catedrais, basílicas, templos de Salomão? Não. A vida da igreja era simples. Como evangelizavam? Simples. Amando. Os líderes cristãos dos primeiros 3 séculos andavam com roupas brilhantes, trajes especiais, chapéus espetaculosos, carruagens cobertas de ouro importadas de terras distantes? Não. Eram homens pobres. Usavam transporte público, andavam a pé. Com tudo isso meu amigo leitor, vc consegue ver a diferença?
Acaso os presbíteros, diáconos, apóstolos, evangelistas, mestres, pastores, profetas, eram homens detentores de cargos sacerdotais participantes de um clero escravizador e escarnecedor das ovelhas?Não. Eram eles homens proeminentes que se serviam das ovelhas do rebanho de Cristo e as oprimiam com cargas e cerimônias e obrigações que não podiam suportar? Não. Tu amigo leitor queres conferir o que escrevi nestas linhas com bases bíblicas? Simples. Leia TODO o livro de Atos dos Apóstolos. Todas as cartas apostólicas. Ali está escrito tudo que a igreja do Messias precisa ser, saber e fazer para agrada-lo. Fiquem na paz.

Um comentário:

  1. Sim muita coisa foi distorcida e modificada para atender as necessidades de quem detem o.poder desde o início.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10