Os assuntos abordados por Tiago no cap primeiro são específicos e parecem indicar qual deveria ser a conduta dos cristãos em todos os lugares.
Dos versículos 2 a 8, o apóstolo falam da perseverança produzida ao superarmos as aflições da vida. As aflições pelas quais passamos se forem combatidas com fé e sabedoria dados por Deus produzirão bom fruto para nosso crescimento e evolução espirituais. São o crivo de Deus em nossa vida.
Dos versículos 9 a 11 aborda a questão financeira da vida do cristão. Ser pobre é uma condição que não nos impede de crescer na fé. Se pudermos melhorar de vida sejamos gratos. No entanto quem é rico se perder parte de sua riqueza não deve se entristecer nem murmurar. O destino da riqueza é perecer. Mensagem dura para dias de teologia da prosperidade. Mensagem que obviamente não é pregada nas denominações, nem estimulada a leitura.
Dos versículos 12 a 18 o apóstolo fala das tentações, que por meio dos nossos desejos, dão a luz ao pecado e á morte. Em oposição a isso tudo o que recebemos de bom vem do Senhor.
E finalmente, dos versículos 19 a 27 o apóstolo nos chama a praticar o que o evangelho nos ensina, com diligência. O versículo 25 sintetiza: "O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade ás pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo que essa pessoa fizer."
Logo depois fala da importância de controlarmos nossa língua e o que dizemos. Quem não controla a língua, vive uma prática religiosa inútil. Dura mensagem em tempos de liberdade total de expressão. E no versículo 27 o apóstolo esclarece o que Deus considera mais importante: ajudar aos pobres, aqui citados na pessoa dos órfãos e das viúvas, que eram as pessoas mais desassistidas da época e não se contaminar com a maldade do mundo. Hoje em dia a carta de Tiago é uma das cartas menos lida e ensinada nas denominações. Afinal ela condena duramente suas práticas. O "evangelho" materialista de hoje, não encontra aprovação na carta de Tiago. Ouçamos a carta irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário