segunda-feira, 25 de novembro de 2019

O que é obedecer e sujeitar-se aos pastores?

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles” (Hebreus 13:17)

Mais uma corrupção do raciocínio para dominar os irmãos mais impressionáveis, a partir de fundamento bíblico manipulados pelos interesses das organizações. Esse verso foi usado pelo Clero religioso para manter o poder, o domínio e o controle sobre o povo durante muito tempo. Raciocine: Quer dizer que devemos obedecer a líderes de instituições religiosas seculares? Qual pastor? Dessas inúmeras denominações, qual é o pastor que devo seguir?

No século primeiro a grande maioria era analfabeta, os evangelhos não estavam documentados por escrito, o único meio de divulgá-los era boca a boca, obviamente, dever-se-ia obedecer a quem ensinava o Evangelho, porque ao fazermos estaremos obedecendo ao Evangelho e, consequentemente, a Cristo. Isso não queria dizer que quem ensine o evangelho em alguns momentos deva ser obedecido em tudo o que mandar (em seus caprichos, por exemplo).Diferente daquela época, hoje temos acesso a palavra de Cristo por escrito, e Paulo reforça dizendo que quando alguém nos ensina algo que seja diferente do Evangelho não deve ser obedecido, mesmo que seja um anjo (Gálatas 1:8)

Portanto: Em Hebreus foi dito para obedecer os apóstolos e as pessoas nomeada pelos apóstolos, obvio, porque não existia escritura grega. E qualquer organização que queira tomar posse da passagem para si, deve responder a seguinte questão: O pastor da sua organização religiosa, tem um documento apostólico que o autoriza a se fazer igual aos apóstolos? Se não tem, quem é ele para ter a tal pretensão?

É lamentável como as instituições não usam o ensino de Jesus como modelo de vida, mas procuram passagens bíblicas desconexas, que justifiquem algo que eles já praticam. Por isso é tão importante entender o enredo e a situação histórica como um todo, nunca se esquecendo de que muito do que está na bíblia, foi direcionado a públicos específicos em dadas circunstâncias.

“Lembrai-vos dos vossos pastores” (Hebreus 13 : 7)

Outro texto muito comum: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” (Hebreus 13 : 7)

Devemos transportar tudo para o contexto, esses pastores eram os apóstolos e seus ajudantes, não era um clerico religioso da reforma da cristandade atual. Nessa época não existia a palavra de Cristo documentada deveriam então seguir o exemplo dos que conheciam a palavra. Os que estão aprendendo deveriam observar o que o instrui e atentar para o modo que ele se comporta. Agora: nada disso tem a ver com o sistema religioso que conhecemos neste século, definitivamente. Esse Pastor do sistema Religioso que está aí toma um lugar de SACERDOTE.

Na verdade, no contexto do evangelho de Cristo, devemos ser sujeitos uns aos outros, a mulher ao homem, o homem ao Senhor, o Senhor a Deus, o o filho ao Pai, (Efésios 6 : 1) Pai ao filho (Colossenses 3: 21) assim como Jesus foi sujeito as autoridades que o dilaceraram e fizeram atrocidades e perversidade com ele, ainda assim ele foi sujeito, ele foi humilde, assim o exemplo é ser humilde ser respeitoso por mais que sejam injustos com você (1 Pedro 2:19-20), assim como Jesus o fez. Quanto mais aos que pregam o evangelho!

Portanto, "Obedecei a vossos pastores" ou seja, obedecer os apóstolos e as pessoas nomeadas por eles, porquanto não existiam as palavras de Cristo por escrito para nos instruir, a solução, obviamente era observar e aprender com aqueles que conheciam a palavra. Hoje temos a Bíblia e a palavra de Deus documentada portanto, o verso aplica-se somente nesse contexto para aquela época e circunstância.

“Bispos, presbíteros, obreiros e diáconos” (Ef 4:11 e 2Tim 3:16-17)

Saiba a verdade sobre os verdadeiros ministros bíblicos.

Existem palavras que não foram traduzidas e outras transliteradas, por isso pode nos confundir, exemplo, quando a Bíblia se refere a algum ancião “do mal”, eles traduziram para “ancião”, quando era “do bem”, traduziram para “presbítero”. Da mesma forma, fizeram com todos os cargos. Quando era ajudante do bandido, se chamava “ajudante”, agora quando era o cara do templo é colocado como “diácono”. Assim se justificou o sacerdócio, com uma manipulação nas traduções. Não era pra existir o sacerdócio: (Pastor, presbítero, diácono, obreiro, atalaia). Eles se fundamentam em passagens da Bíblia que contém esses nomes:

─ Presbítero/Bispo = Ancião 
─ Obreiro = Trabalhador 
─ Atalaia = Vigilante 
─ Diácono = Ajudante 
─ Pastor = Guia

Nomes não traduzidos para justificar um sacerdócio pastoral, facilitando os fundamentos bíblicos manipulados pelos interesses das organizações. Observe que apesar de Jesus nunca ter fundado uma instituição, esses nomes foram e são usados para justificar a existência de um clero religioso institucional, com seu clube, membros, seus cargos e hierarquias, todavia, nada em Jesus é profissional, institucional nem corporativista, tudo era espontâneo, todos eram servos uns dos outros.

Diferente do que as corporações ensinam, não há cargos, apenas dons e funções. Não há base bíblica para usar o termo "bispo" para descrever um cargo, "pastor" para outro e "presbítero" para ainda outro. Pastores, bispos e presbíteros são os mesmos servos. A função deles, era anunciar tudo aquilo que Jesus ensinou (Mateus 28:20) guiar (Atos 20:28; 1 Pedro 5:2); explicar (Efésios 4:11-16; Tito 1:9); ser modelos (1 Pedro 5:3); orientar (1 Timóteo 5:17); vigiar (Atos 20:31); exortar (Tito 1:9); combater os falsos profetas (Tito 1:9-11). Jamais se propuseram a serem líderes religiosos, chefes de denominações, mas apenas pessoas anunciando aquilo que Jesus havia ensinado.

Essas pessoas só anunciavam o evangelho, anunciando o evangelho em uma cidade, partiam para outra. Nunca, jamais foram cargos de instituição, nunca existiu um viver duplo, dentro e fora de uma congregação, eles viviam a vida no dia a dia, apenas ensinavam a mensagem de Jesus. Só isso. Não existia esse modelo de um púlpito onde um homem fala, e o resto fica ouvindo, e se realimentando das mesmas coisas o resto da vida (Hebreus 5:12). QUEM QUER QUE ACHE que seja necessário um corpo governamental estruturado para ensinar a mensagem de Jesus, até hoje não entendeu o que é a mensagem de Jesus.

“Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo”.

Mateus 20:25-28
Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem ((autoridade)) sobre eles. ((Não)) será assim entre ((vós)); mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos

Mateus 23:9-11
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. ((Nem)) vos chameis ((mestres)), porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.

1. Jesus nunca procedeu com qualquer ordenança sacerdotal, hierarquias, e cargos, apenas dons e funções.

2. Os apóstolos não fundaram um clero sacerdotal, nem se portavam como líderes religiosos, mas simplesmente como irmãos, servos pelos quais o evangelho foi anunciado (1 Cor 3:4)!

3. Não existe um Shamam (líderes) espiritual entre você e o Criador. Cristo é nosso Sacerdote: Após a morte de Jesus, nenhum sacerdote tem mais o direito de representar Deus na terra.“Porque há um só Deus, e UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10