- Getty Images, UOL e AFPLevantamento mostra como os grandes se saem em duelos mata-mata desde 2001
VEJA TAMBÉM
Inspirada pela impressionante arrancada do Atlético-MG na Copa do Brasil deste ano, a equipe do UOL Esporte foi atrás do rei do mata-mata no futebol brasileiro. A reportagem se debruçou sobre os números das últimas 14 temporadas para levantar qual time, entre os grandes do país, tem melhor desempenho em confrontos eliminatórios neste século. E a conclusão do esforço aponta o Internacional com melhor aproveitamento deste grupo, seguido bem de perto por Corinthians e Flamengo.
Os gaúchos apresentam 79,62% de aproveitamento de vitórias, ganhando 86 de 108 confrontos de mata-mata, desde 2001. O Corinthians ocupa a segunda posição da lista, com 76,25% [veja os números detalhados nas duas tabelas abaixo].
Com a 14ª temporada deste século praticamente concluída, o levantamento reuniu todos os confrontos de mata-mata disputados pelos 12 grandes do futebol brasileiro neste século. Ou seja, os quatro paulistas, os quatros do Rio, os dois de Minas e finalmente os dois gaúchos.
Neste balanço, foram considerados confrontos nos seguintes torneios oficiais: Mundial de Clubes, Libertadores, Sul-Americana, Mercosul, Recopa, Copa Suruga Bank, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Rio-São Paulo, Sul-Minas e Estaduais.
Além de Inter, Corinthians e Flamengo, ainda Santos e Cruzeiro completam o top 5 dos grandes em mata-mata. Na parte de baixo, Palmeiras e Grêmio são os únicos do grupo com aproveitamento inferior a 60% de vitórias.
O Inter chega com um retrospecto de 79,62%, que inclui trajetórias em dois títulos de Libertadores, um Mundial, uma Sul-Americana, duas Recopas, Copa Suruga e dez títulos gaúchos. Além disso, o clube de Porto Alegre foi longe na Copa do Brasil de 2009, como finalista.
Força dos anos 90, o Palmeiras aparece neste século com o pior aproveitamento no grupo dos 12 maiores do futebol brasileiro. O time paulista tem apenas 59,09% de vitórias em mata-mata desde 2001.
Um dos clubes brasileiros mais vencedores do século, o São Paulo aparece mal colocado na lista, em 9º lugar. Uma das conjecturas que podem explicar a posição é o fato de quatro títulos do time no século terem vindo em campeonatos de pontos corridos (três da Série e um Paulista).
Contrastando com o tradicional rival Inter, o Grêmio aparece na 11ª colocação da lista, com 59,57% de aproveitamento em vitórias. O clube de Porto Alegre também é o que mais perdeu duelos mata-mata deste grupo, com 38 fracassos em 96 confrontos. Por sua vez, o Corinthians é o time que apresenta menos insucessos, apenas 19 em 80 embates.
Nenhum comentário:
Postar um comentário