quarta-feira, 13 de maio de 2020

Vitória 120 anos de glórias! Parabéns Leão!


Esporte Clube Vitória
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Para outros significados de Vitória, veja Vitória. Para equipe de basquetebol masculino na Liga NBB, veja Esporte Clube Vitória (basquetebol masculino).


Coordenadas: 12°55'38"S, 38°25'11"W
Vitória

Nome Esporte Clube Vitória
Alcunhas Rubro-Negro Baiano
Leão da Barra[1]
Nêgo[2]
Fábrica de Craques[3][4]
Brinquedo Assassino[5]
Torcedor/Adepto Rubro-Negro[6]
Vitoriano[7][8]
Leonino[8]
Mascote Leão
Principal rival Bahia
Fundação 13 de maio de 1899 (120 anos)
Estádio Manoel Barradas
Capacidade 35 000 pessoas[9]
Localização Salvador, Brasil
Presidente Paulo Carneiro[10]
Treinador Geninho [11]
Material (d)esportivo Kappa
Competição Copa do Nordeste
Campeonato Baiano
Copa do Brasil
Campeonato Brasileiro Série B
Ranking nacional 17º lugar, 7 045 pontos[12]
Website www.ecvitoria.com.br






Uniforme
titular





Uniforme
alternativo


Temporada atual
editar


O Esporte Clube Vitória (conhecido como Vitória e cujo acrônimo é ECV) é um clube multiesportivo brasileiro, sediado na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Foi fundado em 13 de maio de 1899 com o nome de Club de Cricket Victoria,[13][14][15] mudado para Sport Club Victoria, em 1902,[14] e, finalmente, para o atual nome em 1946. Suas cores são o vermelho e o preto, seu mascote é o Leão.

Foi o primeiro clube social nacional ser fundado apenas por brasileiros[16] (antes dele, a grande maioria tinha sido fundado por estrangeiros residentes no Brasil) e um dos primeiros clubes do Brasil a praticar o futebol,[15][17][18] esporte no qual obtém maior destaque. O Club de Cricket Victoria, nome com o qual foi fundado, numa alusão à região em que seus fundadores moravam, o Corredor da Vitória,[19] também foi o pioneiro em diversos esportes na Bahia e no Nordeste, como o voleibol, a natação, o pólo aquático, o basquetebol e outros.[13][16][20]

Passado um longo período impróspero, em especial a década de 1970, destaca-se a construção do seu estádio particular, o Barradão, no ano de 1986, fato que tornou-se um divisor de águas na história do clube, que passou a usar o local como um de seus grandes incentivadores, tanto para o time, como para a torcida.[21][22][23] Desde a inauguração do seu estádio, o Vitória rapidamente consolidou-se em âmbito estadual e regional, em especial nas últimas duas décadas, tanto em termos financeiros, quanto em conquistas esportivas.[24][25][26][27] Neste período, o clube rubro-negro conquistou quatro títulos da Copa do Nordeste, tornando-se tetracampeão e maior vencedor deste torneio regional,[28][29][30][31] e estabeleceu um amplo domínio no Campeonato Baiano, conquistando treze títulos nas últimas vinte edições do estadual,[32] contra seis do arquirrival Esporte Clube Bahia.

No total, o Vitória possui atualmente 29 títulos baianos, sendo o último deles conquistado na edição de 2017. Destacam-se também as campanhas do "Leão da Barra" nos Brasileirões de 1993 e 1999, competições em que terminou em 2° e 3° colocado, respectivamente,[32] e nas edições da Copa do Brasil de 2004 e 2010, onde foi quarto colocado e vice-campeão, respectivamente, tornando-se o único clube do estado a avançar às semifinais e chegar à final deste torneio.[32] É importante destacar também que todas estas campanhas ocorreram após a construção do Barradão, evidenciando a importância do estádio na história recente do clube.

A divisão de base do clube é uma das mais bem sucedidas do mundo,[13][20][33][34][35] mantendo-se, entre 1995 e 2000, no seu auge, pelo menos 21 títulos mundiais.[36] O Vitória é também o 1º campeão da Copa do Brasil de Futebol Sub-20, que teve sua edição inaugural realizada no ano de 2012. Das categorias de base do "Leão", saíram nomes que atualmente figuram no futebol internacional e/ou em convocações de suas seleções, como Hulk, David Luiz e Gabriel Paulista, além do boliviano Marcelo Moreno.[35] Além deles, outros jogadores notáveis (ou que tiveram ascensão nacional e internacional), com destaque para os goleiros Dida, Felipe e Fábio Costa; os zagueiros Anderson Martins, Alex Silva, Adaílton e Victor Ramos, o lateral Júnior, os meias Fernando, Vampeta, Matuzalém, Dudu Cearense, Leandro Domingues, Elkeson e Paulo Isidoro, os atacantes Bebeto, Alex Alves, Nádson, Allan Dellon, Obina, Alecsandro, dentre outros.

O Vitória é o único clube do estado que possui títulos internacionais que, embora fruto de amistosos ou torneios pré-temporada de clubes estrangeiros, são representativos dentre os troféus do clube. São os títulos do Torneio Senegal-Brasil de 1992 e do Troféu Cidade de Valladolid de 1997, sendo o único clube do Norte/Nordeste bicampeão internacional (além do Vitória, também há o Santa Cruz e o Clube do Remo que conquistaram cada um, um título internacional). Além disso, o Vitória também fez uma das melhores campanhas de um clube do Norte/Nordeste numa competição oficial da Conmebol, sendo 5° colocado na Copa Conmebol de 1997. Na mais recente competição criada a partir dessa, a Copa Sul-Americana, o rubro-negro obteve seus melhores resultadso nas edições de 2009 e 2014, alcançando as oitavas-de-final, um feito nunca igualado por nenhuma outra equipe nordestina até então. Assim como no Campeonato Brasileiro de 2013, quando o Vitória terminou o campeonato em 5º lugar, a melhor colocação de um time nordestino desde a adoção dos pontos corridos.

Em um levantamento divulgado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês, entidade que divulga mensalmente um ranking mundial de clubes reconhecido pela FIFA com base em seu desempenho nas competições nacionais e internacionais) em 1 de abril de 2011, o Vitória foi elencado como o 11º melhor clube de futebol do Brasil daquele mês e o 107º do mundo, ficando à frente de muitos clubes do futebol europeu e brasileiros de destaque como Atlético Mineiro, Vasco da Gama, Atlético Paranaense e Botafogo, além de ser o único representante do futebol baiano na lista e melhor colocado dentre os clubes nordestinos.[37] Em novo levantamento pela mesma entidade (no mesmo mês divulgando os 400 melhores do mundo), o clube caiu 23 posições, ocupando agora o 130º lugar entre os melhores do mundo, ficando à frente de brasileiros como Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama e de europeus como a Lazio.[38] Em 31 de janeiro de 2013, a IFFHS divulgou um novo levantamento, mostrando as 200 melhores equipes da América do Sul, nessa lista, o Vitória aparece na 85ª posição, colocação superior a outros times nordestinos como o Náutico, Sport, Fortaleza, Ceará e Bahia.[39]

Na última década, sua torcida consolidou-se como uma das 15 maiores do futebol brasileiro, com mais de 1% na maioria das pesquisas, o que representa cerca de dois milhões e quinhentos mil torcedores em todo o país. Segundo pesquisa da empresa de consultoria Pluri, divulgada em março de 2012, o Vitória ocupou a 15ª colocação.[40][41][42][43] Em outro levantamento, divulgado em dezembro do mesmo ano pelo Datafolha, o rubro-negro ocupou a 14ª posição dentre as maiores torcidas do país, com 1,11% do total de torcedores.[44] E em um mais recente, realizado em junho de 2014 pelo instituto Datafolha, o rubro-negro ocupa agora a 13ª posição, com 1% do total de torcedores no país. A torcida do Vitória é também a que mais cresce no Nordeste do Brasil, tendo a segunda maior torcida da Bahia, segunda maior do Nordeste,[43] a 15ª maior torcida do Brasil e a oitava maior torcida jovem do país. É exatamente entre o mais jovens que nota-se um acentuado crescimento da torcida do "Leão", fato que pode ser explicado com a recente consolidação do clube em âmbito estadual e regional, em especial nas duas últimas décadas.

De acordo com a empresa de consultoria BDO RCS Auditores Independentes, no ano de 2012 a marca do clube tornou-se a décima sexta de maior valor no Brasil, ultrapassando os 42 milhões de reais.[45] Em 2013 alcançou 44 milhões na décima oitava posição, no ano seguinte, novamente na 16ª posição, com setenta milhões,[46] e na mais recente pesquisa em 2015, o clube aparece 17ª posição.[47] Já em outra pesquisa, realizada em março de 2013 pela Pluri Consultoria, o Vitória é elencado como o clube mais valioso do Norte/Nordeste, com valor de mercado superior a 60 milhões de reais.[48][49] Em termos de planejamento financeiro, é de se destacar também que o Vitória é o clube que acumula a 2ª menor dívida dentre os vinte principais do futebol nacional, cerca de 15 milhões de reais, em 2013.[50][51] Apenas o Atlético Paranaense possui um endividamento menor. E também o 3º clube que menos desembolsa com despesas financeiras[52] e como sendo uma das quatro melhores gestões financeiras do futebol brasileiro no período de 2007 a 2012,[53] e o segundo clube de gestão mais eficiente entre os anos de 2008 e 2013.[54] Além disso, foi o clube das Américas que teve uma maior valorização do elenco em 2013, segundo levantamento divulgado pela Pluri Consultoria, em janeiro de 2014.[55] Em março de 2015, o Vitória é elencado pelas consultorias Maksen Consulting e a Trevisan Escola de Negócios como o terceiro clube no ranking geral na pesquisa IDE 2014 - Clubes de Futebol, que avaliou os principais clubes brasileiros em relação a infraestrutura, recursos humanos, governança, organização, captação, desenvolvimento, marca, resultado financeiro, social e esportivo. O rubro-negro ainda foi considerado o primeiro do país no subíndice de gestão.[56]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10