O estado do Rio Grande do Sul é uma das quatro maiores forças do futebol brasileiro, junto a São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O estado possui 5 Campeonatos Brasileiros (3 do Internacional e 2 do Grêmio) e 7 Copas do Brasil (5 do Grêmio, 1 do Internacional e 1 do Juventude). Destaca-se, principalmente, pela presença de Grêmio e Internacional em competições nacionais e internacionais. O Grêmio com três e o Internacional duas Libertadores da América, o maior título continental que um clube brasileiro pode almejar e possuidores de diversos títulos de âmbito continental, nacional e estadual. Além disso, o estado possui dois títulos de âmbito mundial, um título da Copa Intercontinental conquistado pelo Grêmio e um do Copa do Mundo de Clubes conquistado pelo Internacional.
Além dos dois maiores clubes, ambos sediados em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul ainda possui clubes com alguma expressão nacional ou regional e com bom número de torcedores. A maioria destes clubes é sediada em cidades do interior do estado.
Índice
O início do futebol no Rio Grande do Sul[editar | editar código-fonte]
O futebol chegou ao Rio Grande do Sul, nos últimos anos do século XIX.
O primeiro clube gaúcho que se dedicou inteiramente à prática do futebol, foi o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900, sendo atualmente reconhecido como o mais antigo clube do Brasil dedicado ao futebol em atividade, já que clubes fundados anteriormente eram na origem dedicados a outros esportes (como o Flamengo) ou estiverem inativos em algum momento. O primeiro jogo oficial do clube foi em 7 de Setembro de 1903.[1]
A segunda equipe gaúcha a ser fundada de dedicação integral ao futebol, foi o Esporte Clube 14 de Julho, em Santana do Livramento na fronteira com o Uruguai. O clube foi fundado em 3 de Maio de 1902, porém sofreu uma modificação e foi refundado dois meses depois na data homônima 14 de Julho do ano de 1902, no dia de sua primeira vitória em uma partida não oficial (esta é considerada pelo clube como a data de sua fundação). Por ser fundado em 1902 o clube é reconhecidamente o terceiro clube mais antigo do Brasil, atrás apenas do também clube gaúcho Sport Club Rio Grande, e da equipe paulista AA Ponte Preta. O clube da fronteira gaúcha foi o primeiro do futebol brasileiro a ser reconhecido como vitorioso em uma partida internacional em 1906 contra o Rivera F.C., e o primeiro clube a vencer um torneio internacional em Abril do ano de 1909 pela Copa de Plata La France no Uruguai. O clube sagrou-se também o primeiro vice-campeão brasileiro em torneio internacional, vencendo novamente a La France em 1912.[2][3]
No dia 15 de setembro de 1903, nasciam mais dois clubes gaúchos: Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e o Fussball Club Porto Alegre, este último encerrou suas atividades na década de 40.
O nascimento da Federação Gaúcha de Futebol[editar | editar código-fonte]
No dia 18 de maio de 1918, reuniam-se na capital dirigentes do futebol de diversas cidades, este encontro ficou conhecido como o Primeiro Congresso de Futebol do Rio Grande do Sul. O objetivo deste congresso era unir os clubes existentes, para a realização de disputas estaduais.
Assim nascia, a Federação Rio-Grandense de Desporto, hoje conhecida como Federação Gaúcha de Futebol. Esta federação teve reconhecimento oficial pela CBD, Confederação Brasileira de Desportos, no dia 10 de agosto de 1918.
A primeira disputa estadual, popularmente chamado de Gauchão, foi realizada no ano de 1919 com os clubes: Grêmio, Brasil de Pelotas e o 14 de Julho, de Santana do Livramento.
Futebol versus preconceito[editar | editar código-fonte]
Até 1910, o futebol era praticado exclusivamente por brancos abastados, a maioria destes imigrantes da Alemanha e da Grã-Bretanha, onde o esporte surgiu. Do mesmo modo que ocorreu no resto do país, a introdução de negros e pobres no esporte gerou conflitos. No Rio Grande do Sul o clube que carrega o galardão histórico de ter sido a primeira a aceitar negros em suas equipes foi o Esporte Clube Americano, de Porto Alegre, apesar da existência de outros clubes de menor expressão que aceitavam - ou eram compostos exclusivamente de - atletas negros em suas equipes.[4]
Com o histórico de preconceito formado dentro do futebol, tiveram a iniciativa de criar no final da década de 10, a Liga da Canela Preta, esta liga formou times poderosos até a década de 30, alguns deles seriam: União, 8 de Setembro e Rio-Grandense.
Em 1922, a Associação Porto Alegrense de Desporto (APAD) deu a oportunidade para jogadores e clubes negros, causando o fim da Liga Canela Preta.
A partir de 1940, os principais clubes da capital começaram a aceitar os jogadores independentemente de sua etnia, colocando o critério talento acima do critério raça.
Os principais clubes gaúchos[editar | editar código-fonte]
Os maiores clubes em função do tamanho de suas torcidas e dos títulos conquistados são:
Brasil de Pelotas[editar | editar código-fonte]
O Brasil de Pelotas foi fundado no dia 7 de setembro de 1911. A história do clube teve início após de uma divergência entre dirigentes e jogadores do Sport Club Cruzeiro do Sul, que era mantido e dirigido por funcionários da Cervejaria Haertel. Dois atletas do Cruzeiro do Sul, Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito, resolveram marcar uma reunião de fundação de um novo clube, que teve como local o prédio de nº56 da rua Santa Cruz, em Pelotas, residência do Sr. José Moreira de Brito (pai de Salustiano). Ficou decidido que as cores da camiseta do novo clube seriam verde e amarela. Possivelmente, a escolha tenha sido o primeiro fato histórico da rivalidade com o Esporte Clube Pelotas, pois o fardamento de ambos era semelhante. Por isso, o Brasil resolveu adotar as cores do Clube Diamantinos (vermelho e preto), já que o Pelotas havia escolhido as cores do Clube Caixeral (azul e amarelo) para seu uniforme.
Momentos importantes do clube
- 1911 - Fundação do Clube
- 1919 - Campeão Gaúcho
- 1919 - Campeão do Campeonato Gaúcho do Interior
- 1920 - Terceiro lugar na Copa dos Campeões Estaduais
- 1926 - Campeão do Regional do Campeonato Gaúcho
- 1927 - Bicampeão do Regional do Campeonato Gaúcho
- 1941 - Tricampeão do Regional do Campeonato Gaúcho
- 1943 - Inauguração do Estádio Bento Freitas
- 1946 - Tetracampeão do Regional do Campeonato Gaúcho
- 1950 - Pentacampeão do Regional do Campeonato Gaúcho
- 1950 - Vitória sobre a Seleção Uruguaia pelo placar de 2x1
- 1953 - Vice-campeão do Campeonato Gaúcho de Futebol
- 1953 - Bicampeão do Interior Gaúcho
- 1954 - Vice-campeão do Campeonato Gaúcho de Futebol
- 1954 - Tricampeão do Campeonato do Interior Gaúcho
- 1955 - Hexacampeão do Regional do Campeonato Gaúcho
- 1955 - Vice-campeão do Campeonato Gaúcho de Futebol
- 1955 - Tetracampeão do Campeonato do Interior Gaúcho
- 1956 - Campeão no Torneio Internacional de El Salvador
- 1961 - Heptacampeão do Regional do Campeonato Gaúcho
- 1961 - Bicampeão da Divisão de Acesso
- 1963 - Pentacampeão do Campeonato do Interior Gaúcho
- 1968 - Hexacampeão do Campeonato do Interior Gaúcho
- 1972 - Campeão da Copa FGF
- 1978 - Seletiva do Campeonato Brasileiro de Futebol
- 1978 - Primeira participação no Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A
- 1983 - Vice-campeão do Campeonato Gaúcho de Futebol
- 1983 - Eptacampeão do Campeonato do Interior Gaúcho
- 1984 - Vice-campeão do Campeonato Gaúcho de Futebol
- 1984 - Octacampeão do Campeonato do Interior Gaúcho
- 1985 - Terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985
- 1991 - Bicampeão da Copa FGF
- 1992 - Tricampeão da Copa FGF
- 1993 - Tetracampeão da Copa FGF
- 1995 - Pentacampeão da Copa FGF
- 2004 - Campeão da Divisão de Acesso
- 2009 - Acidente com ônibus da equipe deixa três mortos: Giovani (preparador de goleiros), Régis (zagueiro) e Claudio Milar (atacante)
- 2011 - Centenário do Clube
- 2013 - Tricampeão da Divisão de Acesso
- 2013 - Primeira participação na Copa do Brasil de Futebol
- 2014 - Eneacampeão do Campeonato do Interior Gaúcho
- 2014 - Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série D
- 2015 - Deca-campeão do Campeonato do Interior Gaúcho
- 2015 - Terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C
- 2015 - Acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016 - Série B
- 2017 - Primeira participação na Copa da Primeira Liga do Brasil
- 2018 - Campeão do Centenário da FGF
- 2018 - Vice-campeão do Campeonato Gaúcho de Futebol
Torcida
Sua torcida conhecida como a maior e mais fiel do interior do estado, é assim conhecida por acompanhar o clube não só em seus domínios como também na casa dos adversários, com sua charanga (garra xavante) empurrando o clube e fazendo tornar uma das torcidas mais empolgantes do país. Receberam o codinome Xavante após um clássico Bra-Pel onde a torcida do Brasil invadiu o campo como no filme da época "Invasão Xavante". Essa partida ocorreu em 1946, no estádio do Pelotas, o Brasil começou perdendo por 3x0, mas acabou virando o jogo para 5x3, conquistando o Campeonato Citadino de Pelotas. Além disso, as cores vermelho e preto, apesar de não serem originalmente as cores oficiais do time, são as mesmas usadas pelos índios Xavantes.
O Estádio Bento Freitas, conhecido popularmente como a Baixada, tem capacidade total para 18.000 torcedores. O nome foi dado em homenagem ao presidente na época da construção o senhor Bento Mendes de Freitas.
Caxias[editar | editar código-fonte]
A SER Caxias foi fundada em 10 de abril de 1935, numa fusão dos clubes Rio Branco e Ruy Barbosa, com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo.
As circunstâncias que envolveram o surgimento do Grêmio Esportivo Flamengo, (atual Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul) estão diretamente ligadas ao seu mais tradicional rival. Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Ruy Barbosa, Sílvio Toigo e propôs uma fusão entre os clubes.
No ano de 1951, foi inaugurada a Baixada Rubra (hoje o Centenário) e com o passar dos anos, novas obras foram sendo acrescidas. O cercamento do campo com tela - uma novidade, porque até então só existia o parapeito, de madeira, - a construção das primeiras arquibancadas.
Momentos importantes do Clube
- 1935 - Fundação do Clube
- 1953 - Campeão da Divisão de Acesso (como Grêmio Esportivo Flamengo)
- 1976 - Inauguração do Centenário
- 2000 - Campeão Gaúcho
- 2016 - Campeão da Divisão de Acesso
- Torcida
A torcida grená, como é conhecida, é uma das maiores e mais fanáticas do Estado. É bastante atuante, apoiando a SER Caxias por todos os estádios do estado.
Grêmio[editar | editar código-fonte]
Em 15 de setembro de 1903, foi fundado por 32 rapazes, sob a liderança de Cândido Dias da Silva, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Para inaugurar o novo clube, Cândido teria sido assessorado por dois amigos, sócios do Rio Grande. Nos primeiros anos, o clube foi sediado em um local próprio para jogos e treinos: a Baixada dos Moinhos de Vento.[5]
Em 1954, foi inaugurado o estádio Olímpico, dando início a um período de conquistas. Foi somente nesta década que o Grêmio teve seu primeiro atleta negro, Tesourinha, um dos jogadores de maior desta fase gremista.
Atualmente o Grêmio Porto-Alegrense, possui o maior e mais moderno estádio do RS. Com capacidade de 55.540 a Arena do Grêmio também é conhecida pela modernidade.
Momentos importantes do clube
- 1903 - Fundação do clube
- 1904 - Inauguração do Fortim da Baixada
- 1904 - Campeão do Troféu Wanderpreis
- 1905 - Bicampeão do Troféu Wanderpreis
- 1905 - Tricampeão do Troféu Wanderpreis (venceu os dois Troféus Wanderpreis do ano)
- 1906 - Tetracampeão do Troféu Wanderpreis
- 1907 - Pentacampeão do Troféu Wanderpreis
- 1910 - Campeão do Troféu Wanderpreis
- 1911 - Bicampeão do Troféu Wanderpreis
- 1911 - Campeão Citadino (Liga Porto Alegrense de Foot-Ball)
- 1912 - Tricampeão do Troféu Wanderpreis
- 1912 - Bicampeão Citadino (Liga Porto Alegrense de Foot-Ball)
- 1914 - Campeão Citadino (Associação de Foot-Ball Porto Alegrense)
- 1915 - Bicampeão Citadino (Associação de Foot-Ball Porto Alegrense)
- 1919 - Campeão Citadino (Associação Porto Alegrense de Desportos)
- 1920 - Bicampeão Citadino (Associação Porto Alegrense de Desportos)
- 1921 - Tricampeão Citadino (Associação Porto Alegrense de Foot-Ball)
- 1921 - Campeão Gaúcho
- 1922 - Tetracampeão Citadino (Associação Porto Alegrense de Foot-Ball)
- 1922 - Bicampeão Gaúcho
- 1923 - Pentacampeão Citadino (Associação Porto Alegrense de Desportos)
- 1925 - Campeão Citadino (Associação Porto Alegrense de Desportos)
- 1926 - Bicampeão Citadino (Associação Porto Alegrense de Desportos)
- 1926 - Campeão Gaúcho
- 1930 - Campeão Citadino (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos)
- 1931 - Bicampeão Citadino (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos)
- 1931 - Campeão Gaúcho
- 1932 - Tricampeão Citadino (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos)
- 1932 - Bicampeão Gaúcho
- 1933 - Tetracampeão Citadino (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos)
- 1935 - Campeão Citadino (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos)
- 1937 - Campeão Citadino (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos Especializada)
- 1938 - Bicampeão Citadino (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos Especializada)
- 1939 - Tricampeão Citadino (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos Especializada)
- 1946 - Campeão Metropolitano (FGF)
- 1946 - Campeão Gaúcho
- 1949 - Campeão Metropolitano (FGF)
- 1949 - Campeão Gaúcho
- 1949 - Campeão da Copa Presidente de La República de Costa Rica (Grêmio 5X0 Seleção da Costa Rica)
- 1949 - Campeão do Trofeo Sadrep (Grêmio 3X1 Nacional)
- 1950 - Noronha revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 1950
- 1953 - O cantor e compositor Lupicínio Rodrigues compõe o hino do Grêmio citando Eurico Lara, goleiro que atuou no Grêmio entre as décadas de 1920 e 1930, como "craque imortal"
- 1954 - Inauguração do Olímpico
- 1954 - Campeão da Copa José González Artigas (Grêmio 2X1 Barcelona de Guayaquil)
- 1956 - Sérgio Moacir, Figueiró, Airton Pavilhão, Ênio Rodrigues, Juarez, Milton Kuelle e Hercílio do Grêmio são convocados pela Seleção Brasileira de Futebol para o Campeonato Pan-Americano de 1956 e tornam-se campeões do Campeonato Pan-Americano
- 1956 - Campeão Metropolitano - Divisão de Honra (FGF)
- 1956 - Campeão Gaúcho
- 1957 - Bicampeão Metropolitano - Divisão de Honra (FGF)
- 1957 - Bicampeão Gaúcho
- 1958 - Tricampeão Metropolitano - Divisão de Honra (FGF)
- 1958 - Tricampeão Gaúcho
- 1959 - Campeão da Zona Sul da Taça Brasil
- 1959 - Tetracampeão Metropolitano - Divisão de Honra (FGF)
- 1959 - Tetracampeão Gaúcho
- 1960 - Pentacampeão Metropolitano - Divisão de Honra (FGF)
- 1960 - Pentacampeão Gaúcho
- 1961 - Campeão do Trofeo Internacional de Atenas (Grêmio 4X1 Panathinaikos)
- 1962 - Campeão do Trofeo Internacional de Salônica (Grêmio 1X0 Seleção de Salônica)
- 1962 - Campeão do Campeonato Sul-Brasileiro - Organizado pela FGF, FPF e FCF
- 1962 - Campeão Gaúcho
- 1963 - Campeão da Zona Sul da Taça Brasil
- 1963 - Bicampeão Gaúcho
- 1964 - Campeão Citadino (FGF)
- 1964 - Tricampeão Gaúcho
- 1965 - Campeão da Zona Sul da Taça Brasil
- 1965 - Bicampeão Citadino (FGF)
- 1965 - Tetracampeão Gaúcho
- 1966 - Alcindo do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 1966
- 1966 - Pentacampeão Gaúcho
- 1967 - Campeão da Zona Sudoeste da Taça Brasil
- 1967 - Hexacampeão Gaúcho
- 1968 - Heptacampeão Gaúcho
- 1968 - Campeão da Taça Río de La Plata (Grêmio 2X1 Nacional)
- 1970 - Everaldo do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 1970 e torna-se o primeiro atleta atuando por um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo (há uma estrela dourada na bandeira do clube que representa o jogador)
- 1970 - Everaldo do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1971 - Campeão da Copa Internacional de Porto Alegre (Grêmio 2X0 Internacional)
- 1971 - Campeão da Taça do Atlântico (Grêmio 2X0 River Plate)
- 1972 - Campeão da Taça Cidade de Salvador (Grêmio 1X0 River Plate)
- 1972 - Beto Bacamarte do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1973 - Ancheta do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata (Ancheta também recebe a Bola de Ouro)
- 1976 - Beto Fuscão do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1977 - Campeão Gaúcho
- 1977 - Tarciso do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1978 - Tarciso do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1979 - Campeão do Trofeo Ciudad de Rosário (Grêmio 2X1 Rosário Central)
- 1979 - Campeão Gaúcho
- 1980 - Bicampeão Gaúcho
- 1980 - Reinauguração do Olímpico (fechamento da última parte do anel superior)
- 1980 - Baltazar do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1981 - Campeão da Copa El Salvador del Mundo (Grêmio 3X2 Seleção de El Salvador)
- 1981 - Campeão do Trofeo Ciudad de Valladolid (Grêmio 4X0 Tatabánya)
- 1981 - Campeão do Trofeo Torre del Vigia (Grêmio 3X2 Seleção de Maldonado)
- 1981 - Campeão Brasileiro - Série A (Grêmio 2X1 e 1X0 São Paulo)
- 1981 - Paulo Isidoro do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata (Paulo Isidoro também recebe a Bola de Ouro)
- 1982 - Paulo Isidoro e Batista do Grêmio são convocados pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 1982
- 1982 - Batista do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1983 - Inauguração do Centro Treinamento Parque Cristal (Porto Alegre)
- 1983 - Campeão da Copa Libertadores da América (Grêmio 1X1 e 2X1 Peñarol)
- 1983 - Campeão Mundial (Grêmio 2X1 HSV)
- 1983 - Campeão da Copa Los Angeles (Grêmio 2(4X3)2 América)
- 1983 - Campeão do Trofeo "CEL" (Grêmio 2X1 Seleção de El Salvador)
- 1984 - Hugo de León e Renato Portaluppi do Grêmio entram na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1985 - Campeão do Rotterdam AD-Tournament (Grêmio 2X1 Bayern München)
- 1985 - Campeão do Trofeo Ciudad de Palma de Mallorca (Grêmio 1X0 Barcelona)
- 1985 - Campeão Gaúcho
- 1986 - Campeão da Philips-Cup Toernooi (Grêmio 2X1 Borussia Mönchengladbach)
- 1986 - Valdo do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 1986
- 1986 - Bicampeão Gaúcho
- 1987 - Campeão da Philips-Cup (Grêmio 2X1 Neuchâtel Xamax)
- 1987 - Tricampeão Gaúcho
- 1988 - Valdo, jogador do Grêmio, conquista a Medalha de Prata na modalidade Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988
- 1988 - Tetracampeão Gaúcho
- 1988 - Alfinete do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 1989 - Cristóvão Borges do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa América de 1989 e torna-se campeão da Copa América
- 1989 - Renato Portaluppi revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa América de 1989 e torna-se campeão da Copa América
- 1989 - Pentacampeão Gaúcho
- 1989 - Campeão da Copa do Brasil (Grêmio 0X0 e 2X1 Sport Recife)
- 1990 - Campeão da Supercopa do Brasil (Grêmio 2X0 e 0X0 Vasco da Gama)
- 1990 - Renato Portaluppi revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 1990
- 1990 - Valdo revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 1990
- 1990 - Hexacampeão Gaúcho
- 1993 - Campeão Gaúcho
- 1994 - Bicampeão da Copa do Brasil (Grêmio 0X0 e 1X0 Ceará)
- 1995 - Campeão da Sanwa Bank Cup - Organizado pela J.League (Grêmio 2X1 Tokyo Verdy)
- 1995 - Campeão Gaúcho
- 1995 - Bicampeão da Copa Libertadores da América (Grêmio 3X1 e 1X1 Atlético Nacional)
- 1996 - Campeão da Copa Renner (Grêmio 2(4X2)2 Sport Recife)
- 1996 - Campeão do Trofeo Agrupación de Peñas Valencianistas (Grêmio 3X0 Valencia)
- 1996 - Campeão da Recopa Sul-Americana (Grêmio 4X1 Independiente)
- 1996 - Bicampeão Gaúcho
- 1996 - Danrlei, jogador do Grêmio, conquista a Medalha de Bronze na modalidade Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996
- 1996 - Bicampeão Brasileiro - Série A (Grêmio 0X2 e 2X0 Portuguesa)
- 1996 - Adílson Batista, Luís Carlos Goiano e Paulo Nunes do Grêmio entram na Seleção do Prêmio Bola de Prata (Paulo Nunes também é o Artilheiro do Campeonato Brasileiro na temporada 1996)
- 1997 - Campeão do Trofeo Colombino (Grêmio 4X2 Sevilla)
- 1997 - Tricampeão da Copa do Brasil (Grêmio 0X0 e 2X2 Flamengo)
- 1997 - Paulo Nunes do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa América de 1997 e torna-se campeão da Copa América
- 1997 - Paulo Nunes do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa das Confederações de 1997e torna-se campeão da Copa das Confederações
- 1998 - Campeão da Pepsi Cola Cup (Grêmio 2X1 Shanghai Shenhua)
- 1998 - Campeão da Taça Hang Ching (Grêmio 2X0 Shanghai Shenhua)
- 1998 - Rivarola do Grêmio é convocado pela Seleção Paraguaia de Futebol para a Copa do Mundo de 1998
- 1999 - Campeão da Copa Sul (Grêmio 2X1, 0X2 e 1X0 Paraná Clube)
- 1999 - Campeão Gaúcho
- 1999 - Ronaldinho Gaúcho do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa América de 1999 e torna-se campeão da Copa América
- 1999 - Émerson revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa América de 1999 e torna-se campeão da Copa América
- 2000 - Inauguração do Centro de Treinamento Presidente Hélio Dourado (Eldorado do Sul)
- 2000 - Ronaldinho Gaúcho do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2001 - Campeão Gaúcho
- 2001 - Tetracampeão da Copa do Brasil (Grêmio 2X2 e 3X1 Corinthians)
- 2002 - Ânderson Polga e Luizão do Grêmio são convocados pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2002 e tornam-se campeões da Copa do Mundo
- 2002 - Ronaldinho Gaúcho revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2002 e torna-se campeão da Copa do Mundo
- 2002 - Paulo César Tinga do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata (Rodrigo Fabri do Grêmio é o Artilheiro do Campeonato Brasileiro na temporada 2002)
- 2004 - Ronaldinho Gaúcho revelado pelo Grêmio é eleito pela FIFA como Melhor Jogador do Mundo pela primeira vez
- 2005 - Ronaldinho Gaúcho revelado pelo Grêmio é eleito pela FIFA como Melhor Jogador do Mundo pela segunda vez
- 2005 - Ronaldinho Gaúcho revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa das Confederações de 2005 e torna-se campeão da Copa das Confederações
- 2005 - Émerson revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa das Confederações de 2005 e torna-se campeão da Copa das Confederações
- 2005 - Campeão Brasileiro - Série B (Grêmio 1X0 Náutico)
- 2006 - Campeão Gaúcho
- 2006 - Ronaldinho Gaúcho revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2006
- 2006 - Émerson revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2006
- 2006 - Campeão da Copa FGF
- 2006 - Lucas Leiva do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata (Lucas Leiva também recebe a Bola de Ouro)
- 2006 - Lucas Leiva do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão
- 2007 - Bicampeão Gaúcho
- 2007 - Anderson revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa América de 2007 e torna-se campeão da Copa América
- 2008 - Anderson, Lucas Leiva e Ronaldinho Gaúcho, jogadores revelados pelo Grêmio, conquistam a Medalha de Bronze na modalidade Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008
- 2008 - O Grêmio recebe o Troféu Osmar Santos (Prêmio concedido à equipe que termina o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na primeira colocação)
- 2008 - Tcheco do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2008 - Victor do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão
- 2009 - Victor do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa das Confederações de 2009 e torna-se campeão da Copa das Confederações
- 2009 - Victor do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2009 - Victor do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão
- 2010 - Campeão da Taça Fernando Carvalho (1º Turno do Campeonato Gaúcho)
- 2010 - Campeão Gaúcho
- 2010 - O Grêmio recebe o Troféu João Saldanha (Prêmio concedido à equipe que consegue o melhor desempenho no segundo turno do Campeonato Brasileiro)
- 2010 - Jonas do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2010 - Jonas do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão (Jonas também é o Artilheiro do Campeonato Brasileiro na temporada 2010)
- 2011 - Campeão da Taça Taça Piratini (1º Turno do Campeonato Gaúcho)
- 2011 - Mário Fernandes do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2012 - Inauguração da Arena do Grêmio
- 2012 - Zé Roberto do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2013 - Fernando do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa das Confederações de 2013 e torna-se campeão da Copa das Confederações
- 2013 - Alex Telles do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2013 - Alex Telles do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão
- 2014 - Inauguração do Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho (Porto Alegre)
- 2014 - Marcelo Grohe e Zé Roberto do Grêmio entram na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2015 - Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Luan e Rafael Galhardo do Grêmio entram na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2015 - Luan do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão
- 2016 - Luan e Walace, jogadores do Grêmio, conquistam a Medalha de Ouro na modalidade Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 (conquista inédita para o futebol brasileiro)
- 2016 - Pentacampeão da Copa do Brasil (Grêmio 3X1 e 1X1 Atlético Mineiro)
- 2016 - Pedro Geromel do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2016 - Pedro Geromel do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão
- 2017 - Tricampeão da Copa Libertadores da América (Grêmio 1X0 e 2X1 Lanús)
- 2017 - Luan do Grêmio é eleito o Melhor Jogador da Copa Libertadores da América de 2017
- 2017 - Pedro Geromel, Luan e Michel do Grêmio entram na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2017 - Pedro Geromel e Arthur do Grêmio entram na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão (Arthur também é eleito o Jogador Revelação do Campeonato Brasileiro da temporada 2017)
- 2017 - Luan do Grêmio é eleito o "Rei da América", Prêmio dado ao Futebolista Sul-Americano do Ano pelo jornal uruguaio El País (Arthur fica com a 3ª colocação do Prêmio)
- 2017 - Luan do Grêmio é eleito o Futebolista do Ano no Prêmio Brasil Olímpico
- 2018 - Bicampeão da Recopa Sul-Americana (Grêmio 1X1 e 0(5X4)0 Independiente)
- 2018 - Campeão Gaúcho
- 2018 - Pedro Geromel do Grêmio é convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2018
- 2018 - Douglas Costa e Cássio revelados pelo Grêmio são convocados pela Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2018
- 2018 - Mário Fernandes revelado pelo Grêmio é convocado pela Seleção Russa de Futebol para a Copa do Mundo de 2018 (O jogador concluiu seu processo de naturalização e se tornou cidadão russo de forma oficial)
- 2018 - Pedro Geromel e Everton do Grêmio entram na Seleção do Prêmio Bola de Prata
- 2018 - Pedro Geromel do Grêmio entra na Seleção do Prêmio Craque do Brasileirão
- 2019 - Campeão da Recopa Gaúcha (Grêmio 6X0 Avenida)
- 2019 - O Grêmio conquista a Taça Especial dos 100 Anos do Gauchão devido a melhor campanha na 1ª fase do Campeonato Gaúcho
- 2019 - Bicampeão Gaúcho (título conquistado de forma invicta, com 11 vitórias e 6 empates, tendo marcado 38 gols e sofrido apenas 1)
- Torcida
A torcida tricolor é considerada a sexta maior do Brasil e a maior do estado. As torcidas organizadas mais conhecidas são Torcida Jovem do Grêmio e Torcida Independente Máfia Tricolor, tendo ainda a Geral do Grêmio que é a maior mas não é considerada organizada.
Internacional[editar | editar código-fonte]
O Inter foi fundado no dia 04 de abril de 1909, através de três comerciantes da família Poppe (descendentes de italianos), recém-chegados de São Paulo.[6]
Esses três rapazes sentindo interesse em praticar o atual esporte da época, o futebol, tentaram associar-se aos clubes já existentes no estado, mas para a decepcão dos jovens eles eram dispensados, por serem pessoas de fora do estado. Portanto não poderiam atuar nos clubes do Rio Grande do Sul.
Isto então serviu como motivação para criarem um novo clube em Porto Alegre, Sport Club Internacional. Tendo como princípio aceitar tanto brasileiros como estrangeiros em seu clube, para quebrar o preconceito que havia dentro do futebol (mesmo assim o Inter foi aceitar jogadores negros apenas no fim da década de 1920) . A partir de então a cada encontro do novo clube, reuniam-se mais torcedores e seguidores do time.
O Estádio Gigante Beira-Rio é a casa colorada, que foi inaugurada no dia 6 de abril de 1969. E foi o estadio gaúcho a sediar a Copa do Mundo de 2014.
Momentos importantes do Clube
Os títulos pela categoria profissional:
1912 - Taça 12 de Abril
1913 - Campeão Metropolitano de Porto Alegre (também foi campeão em 1914, 1915, 1916, 1917, 1920, 1922, 1927, 1934, 1936, 1940, 1941, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947, 1948, 1950, 1951, 1952, 1953, 1955 e 1972)
1927 - Campeão Gaúcho
1934 - Campeão Gaúcho
1940 - Campeão Gaúcho
1941 - Bicampeão Gaúcho
1942 - Tricampeão Gaúcho
1943 - Tetracampeão Gaúcho
1944 - Pentacampeão Gaúcho
1945 - Hexacampeão Gaúcho
1947 - Campeão Gaúcho
1948 - Bicampeão Gaúcho
1950 - Campeão Gaúcho
1951 - Bicampeão Gaúcho
1952 - Tricampeão Gaúcho
1953 - Tetracampeão Gaúcho
1953 - Campeão do Torneio Quadrangular Régis Pacheco (Bahia)
1954 - Campeão do Torneio de Inauguração do Estádio Olímpico (Taça Relógios Eska)
1955 - Campeão Gaúcho
1956 - Campeão Panamericano representando a Seleção Brasileira
1961 - Campeão Gaúcho
1969 - Campeão Gaúcho
1970 - Bicampeão Gaúcho
1971 - Tricampeão Gaúcho
1972 - Tetracampeão Gaúcho
1973 - Pentacampeão Gaúcho
1974 - Hexacampeão Gaúcho
1975 - Copa Constantino
1975 - Heptacampeão Gaúcho
1975 - Campeão Brasileiro
1976 - Octacampeão Gaúcho
1976 - Bicampeão Brasileiro
1978 - Copa Governador do Estado
1978 - Campeão Gaúcho
1978 - Campeão do Torneio Viña del Mar
1979 - Tricampeão Brasileiro de forma invicta
1981 - Campeão Gaúcho
1982 - Bicampeão Gaúcho
1982 - Campeão da Copa Joan Gamper, em Barcelona/Espanha
1983 - Tricampeão Gaúcho
1983 - Campeão do Torneio Costa Del Sol, em Málaga-Espanha
1983 - Campeão do Torneio Costa Noroeste do Pacífico, no Canadá
1984 - Tetracampeão Gaúcho
1984 - Vice-Campeão Olímpico representando a Seleção Brasileira
1984 - Campeão da Copa Kirin, em Tóquio-Japão
1984 - Campeão do Torneio Heleno Nunes
1987 - Campeão do 1º Torneio Internacional de Glasgow-Escócia
1987 - Campeão da Taça Governador do Estado (Quadrangular de C. Grande)
1987 - Torneio da Cidade de Vigo/Espanha
1989 - Campeão do Torneio de Ceuta/Espanha
1991 - Copa Marlboro
1991 - Campeão Gaúcho
1991 - Campeão da Copa Governador do Estado
1992 - Copa Wako Denki (Japão)
1992 - Bicampeão Gaúcho
1992 - Campeão da Copa do Brasil
1994 - Copa Sumitomo Bank
1994 - Campeão do Torneio 25 Anos do Beira-Rio
1994 - Campeão Gaúcho
1996 - Campeão do Torneio Mercosul
1997 - Campeão Gaúcho
2001 - Bicampeão do Torneio Viña Del Mar-Chile
2002 - Super Campeão Gaúcho
2003 - Bicampeão Gaúcho
2004 - Tricampeão Gaúcho
2005 - Tetracampeão Gaúcho
2006 - Campeão da Libertadores da América
2006 - Campeão da Copa do Mundo de Clubes Fifa
2007 - Recopa Sul-Americana
2008 - Dubai Cup
2008 - Campeão Gaúcho
2008 - Campeão INVICTO da Copa Sul-Americana
2009 - Bicampeão gaúcho
2009 - Campeão da Copa Suruga Bank
2010 - Campeão do Torneio Fronteira da Paz
2010 - Bicampeão da Libertadores da América
2011 - Campeão do Gauchão
2011 - Bicampeão da Recopa Sul-Americana
2012 - Bicampeão Gaúcho
2013 - Tricampeão Gaúcho
2014 - Tetracampeão Gaúcho
2015 - Pentacampeão Gaúcho
2016 - Recopa Gaúcha
2016 - Hexacampeão Gaúcho
2017 - Bicampeão da Recopa Gaúcho
Além desses e vários outros de menor expressão, é o maior campeão estadual com 45 conquistas.
- Torcida
O Internacional conta com clássicas torcidas organizadas uma delas sendo a Camisa 12 (primeira torcida organizada do Brasil) fundada em 1969, e outra que demonstra todo amor ao time é a Força F.I.C.O. (Força Independente Colorada), que foi fundada em 1977.
Juventude[editar | editar código-fonte]
O Juventude nasceu em 29 de junho de 1913 por 35 jovens caxienses (a grande maioria descendentes de italianos). As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o verde e o branco, que permanecem até os dias atuais.
Em 1919 o campo adquirido pelo presidente da época, Dante Marcucci, recebeu o nome "Quinta dos Pinheiros". O clube foi convidado a se integrar à "Divisão de Honra", atual Campeonato Gaúcho. Em função do crescimento, o estádio Quinta dos Pinheiros foi reformado, passando a se chamar Estádio Alfredo Jaconi, em homenagem a um dos maiores ídolos do clube. Este estádio atualmente tem capacidade para 23.726 torcedores. Atualmente o Clube está em fase de reestruturação para retornar o rumo das glórias.
Momentos importantes do Clube
- 1975-1976 Copa Governador
- 1977 Primeira participação no Campeonato Brasileiro
- 1994 Campeonato Brasileiro da 2ª divisão
- 1998 Campeonato Gaúcho (Invicto)
- 1999 Copa do Brasil
- 2011 Campeão da Copa FGF
- 2012 Campeão da Copa FGF
- Torcida
A torcida fiel e apaixonada do Juventude é conhecida como "PAPADA", este termo surgiu na década de 20, pois a torcida adversária julgava que o time só tinha "papo" e muito pouco futebol. Do mesmo modo que fizeram tantas outras torcidas do país, os torcedores alviverdes se apropriaram do termo usado pelos adversários como deboche e passaram a usar, eles próprios como símbolo do seu clube e de sua torcida, com muito orgulho.
Pelotas[editar | editar código-fonte]
O Pelotas começou a surgir na noite de 13 de setembro de 1908, quando, numa reunião na casa do Dr. Joaquim Luiz Osório, na Rua 15 de Novembro, 471, foi acertada a fusão de dois clubes: Club Sportivo Internacional e Foot-ball Club.
Participaram da reunião os senhores: Joaquim Luiz Osório, Leopoldo de Souza Soares, Francisco Rheingantz e João Frederico Nebel. Os dois primeiros eram presidentes do Internacional e do Foot-ball Club, respectivamente.
O objetivo era fundar, na época, uma associação desportiva que estivesse à altura do progresso que Pelotas vinha experimentando. Caso a fusão fosse concretizada, o novo clube, em homenagem à cidade, levaria o seu nome e as suas cores seriam o azul e o amarelo.
As negociações foram crescendo e, no dia 11 de outubro de 1908, nos salões do Club Caixeral, os sócios dos dois clubes aceitaram a proposta e criaram o SPORT CLUB PELOTAS.
O primeiro grande triunfo futebolístico do E. C. Pelotas ocorreu no dia 24 de outubro de 1909 quando, jogando em seu estádio (A Boca do Lobo), derrotou o Sport Club Rio Grande (clube de futebol mais antigo do país), que desde a sua fundação nunca havia perdido uma partida.
O Estádio da Boca do Lobo tem capacidade para 25 mil pessoas.
Momentos importantes do Clube
- 1911 Jogo contra o "scratch" uruguaio (primeira partida disputada pela seleção uruguaia no país)
- 1911 Campeão Gaúcho por aclamação
- 1930 Campeão Gaúcho
- 1957 Campeão da Copa dos Campeões
- 2008 Campeão da Copa FGF (Lupi Martins)
- 2013 Campeão da Supercopa Gaúcha
- 2014 Primeiro Campeão da Recopa Gaúcha
- Torcida
O clube possui uma das maiores torcidas do interior do Rio Grande do Sul, Força Jovem do Pelotas (FJP) e Unidos por uma paixão são as torcidas organizadas mais conhecidas do lobo.
Principais títulos do futebol gaúcho[editar | editar código-fonte]
Internacionais[editar | editar código-fonte]
Copa Intercontinental 1983 - Grêmio 2 x 1 Hamburgo
Conmebol Libertadores 2017 - Grêmio 2X1 - 3X2 Lanús
Conmebol Libertadores 2006 - Internacional 2X1 - 2X2 São Paulo
Conmebol Libertadores 1995 - Grêmio 3X1 - 1X1 Atlético Nacional
Conmebol Libertadores 1983 - Grêmio 1X1 - 2X1 Peñarol
Conmebol Sul-Americana 2008 - Internacional 1X0 - 1X1 Estudiantes
Conmebol Recopa 2018 - Grêmio 1X1 - 0(5X4)0 Independiente
Conmebol Recopa 2011 - Internacional 1X2 - 3X1 Independiente
Conmebol Recopa 2007 - Internacional 1X2 - 4X0 Pachuca
Nacionais[editar | editar código-fonte]
Campeonato Brasileiro Série A 1996 - Grêmio 0X2 - 2X0 Portuguesa
Campeonato Brasileiro Série A 1981 - Grêmio 2X1 - 1X0 São Paulo
Copa do Brasil 2016 - Grêmio 3X1 - 1X1 Atlético Mineiro
Copa do Brasil 2001 - Grêmio 2X2 - 3X1 Corinthians
Copa do Brasil 1999 - Juventude 2X1 - 0X0 Botafogo
Copa do Brasil 1997 - Grêmio 0X0 - 2X2 Flamengo
Copa do Brasil 1994 - Grêmio 0X0 - 1X0 Ceará
Copa do Brasil 1992 - Internacional 1X2 - 1X0 Fluminense
Copa do Brasil 1989 - Grêmio 0X0 - 2X1 Sport Recife
Campeonato Brasileiro Série B 1994 - Juventude 1X2 - 2X1 Goiás
Regionais[editar | editar código-fonte]
Copa Sul 1999 - Grêmio 2X1 - 0X2 - 1X0 Paraná Clube
Publicações sobre o futebol do Rio Grande do Sul[editar | editar código-fonte]
- Livros
- BALDASSO, Fabiano & GUIMARÃES, Carlos. Peleia – Os 50 jogos inesquecíveis do futebol gaúcho. Porto Alegre: Nova Prova Editora, 2007, 152 p.
- DAMIAN, Marco Antonio & FREITAS, César. Enciclopédia do Futebol Gaúcho – Vol I. - Ídolos e Craques. Passo Fundo: Editora Passografic, 2009, 336 p. ISBN 978-85-61035-53-2
- FIORIN, Flávio & VITORINO, Markus. Anuário do Futebol Gaúcho. Porto Alegre: Editora dos Autores, 2001, 350 p.
- VALLS, Eduardo. 1956: uma epopéia gaúcha no México. Porto Alegre: Editora WS, 2005, 135 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário