terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Craques que eu vi jogar: Amarildo

Esse jogador foi injustiçado por ser centroavante colorado numa época sem titulos... mas fazia muito mais gols que o Barcos, que o Damião e o Rafa Moura juntos...





Amarildo ficou conhecido pelo gol que marcou diante do Cruzeiro em 1987, levando o Inter a decisão do título nacional
Por Eduardo Cardozo
A Copa União de 1987 poderia ter uma final que ‘estremeceria’ o estado de Minas Gerais.Atlético Mineiro e Cruzeiro foram semifinalistas da competição naquele ano, mas perderam para Flamengo e Internacional, respectivamente. O carrasco do Cruzeiro na competição tem nome: Amarildo. O ex-centroavante colorado calou o Mineirão ao marcar o gol da vitória colorada diante do Cruzeiro. Atualmente, o ex-jogador trabalha no mundo do futebol e o lance do gol é frequentemente lembrado por ele.
Amarildo de Souza Amaral nasceu no dia 2 de outubro de 1964. O ex-jogador, que agora é técnico, tem quatro filhos (uma espanhola, uma portuguesa, uma italiana e um menino brasileiro). Atualmente, Amarildo mora em Limeira, interior de São Paulo. Na cidade, mantém três escolinhas de futebol, a CET Amarildo.
Centroavante com presença de área e bom cabeceio, foi peça importante na semifinal da Copa União de 1987. Amarildo marcou o gol que levou o Internacional para a decisão da competição. Voltando ao passado, o ex-jogador lembra detalhes que antecederam o duelo. Ele conta que, no deslocamento até Minas Gerais, o então presidente do Clube Gilberto de Medeiros e o vice-presidente de futebol Pedro Paulo Zachia propuseram-lhe quitar o adiantamento que o Inter tinha concedido ao ex-jogador para comprar a sua casa.
“Foi no ano em que eu tinha casado, tinha comprado uma casa e estava com alguns débitos. No avião fiz a aposta  ao presidente e o vice-presidente de futebol. Eles me adiantaram um pouco de dinheiro e iam me descontar no bicho da classificação. Eu dei a ideia de reverter o pagamento, e que seu eu marcasse um gol, ganharia um bicho extra. Foi o que aconteceu, lembro de todos os detalhes”, conta Amarildo.
O gol contra o Cruzeiro também segue cristalino na lembrança do ex-atacante: “A jogada foi pela direita, o Norberto cortou para dentro e cruzou, eu tive a velocidade de antecipar o Balu e marcar de cabeça. O meu forte sempre foi a bola aérea”, afirma.
Os companheiros de Inter
O paranaense lembra do time que derrotou o Cruzeiro naquele ano. Segundo ele, era uma equipe capaz de ganhar o título nacional (foi derrotado na final pelo Flamengo e ficou com o vice). “O nosso time de 1987 era bem dirigido. O Ênio Andrade montou uma equipe qualificada, deu confiança aos jogadores. Nós éramos muito jovens. O Taffarel e outros jogadores eram bem jovens, eu também. Perdemos para uma equipe que tinha Jorginho, Leonardo, Zico, Bebeto e Renato Gaúcho”, pondera.
O ex-jogador mantém contato com companheiros daquele time. “Tenho um projeto social em Santos. Quase sempre falo com o Taffarel, com o Aloísio e com o Luís Carlos Winck, todos por telefone”, revela. O paranaense Amarildo guarda o Internacional no coração. “Sempre fui grato ao Internacional, cresci muito como pessoa e como atleta”, revela Amarildo.
Ficha técnica:
Nome: Amarildo de Souza do Amaral
Posição: centroavante
Naturalidade: Curitiba (PR)
Carreira:
Toledo/PR: 1983
Botafogo: 1984 - 1985
Inter de Limeira: 1985
XV de Piracicaba: 1985
Internacional: 1986 - 1988
Celta de Vigo: 1988 - 1989
Lazio: 1989 - 1990
Cesena: 1990 - 1992
Logroñes: 1992 – 1993
Farmalicão: 1993 – 1994
São Paulo: 1995
Bahia: 1996
XV de Piracicaba: 1997
Independente Limeira: 1998










Um comentário:

  1. grato pelo carinho e respeito.
    gostaria de ver mais fotos e reportagens,pois estarei escrevendo um livro sobre minha vida,trajetoria,familia,os quatro paises que joguei,fotos .,depoimentos,e reportagens. etc...

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Em cores - Esquadrão Progresso - paginas 1 a 10